Apenas 27% dos CEO e CFO estão satisfeitos com desempenho do marketing

O inquérito da Gartner destaca a necessidade de um maior papel de liderança por parte dos CMO e de uma colaboração mais estreita entre o marketing e os restantes departamentos

Apenas 27% dos CEO e CFO estão satisfeitos com desempenho do marketing

De acordo com um inquérito da Gartner, apenas 27% dos Chief Executive Officers (CEO) e Chief Financial Officers (CFO) afirmam que o desempenho dos seus Chief Marketing Officers (CMO) superou as expectativas no ano passado. Mesmo quando o marketing atinge os objetivos comerciais e faz contribuições significativas para o crescimento da empresa, a percentagem sobe apenas para 45%.

Um inquérito realizado a 125 CEO e CFO, entre agosto e setembro de 2024, revelou que apenas 23% dos CEO e CFO concordam com os CMO sobre o papel do marketing no apoio ao crescimento da empresa.

No panorama atual, a entrega de resultados é apenas a base para os CMO. Para prosperar, estes devem elevar o seu perfil de liderança na gestão de topo”, declara Sharon Cantor Ceurvorst, VP Research da Gartner Marketing Practice. “Os CMO precisam de clarificar o seu papel nas iniciativas de crescimento e melhorar a colaboração em projetos importantes. Ao compreender as prioridades das partes interessadas e demonstrar visão estratégica, os CMO podem aumentar a sua influência e contribuir de forma mais significativa para a estratégia corporativa”.

O inquérito destaca que apenas 22% dos CEO e CFO inquiridos afirmam ter recebido esclarecimentos significativos dos seus CMO em relação às responsabilidades de marketing. Além disso, 38% dos executivos seniores acreditam que o CMO colabora de forma consistente e eficaz com outros líderes, e apenas 54% sentem confiança no seu CMO para demonstrar o valor do marketing para a empresa.

Sessenta e nove por cento dos CEO e CFO referem que o fracasso na entrega de resultados prometidos pela estratégia de marketing seria o principal cenário que levaria à demissão de um CMO. No entanto, o papel de um CMO vai além de atingir objetivos, com 58% dos executivos a referirem que devem demonstrar adaptabilidade, sendo este um fator crítico para a continuidade da carreira.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.