O inquérito da Gartner destaca a necessidade de um maior papel de liderança por parte dos CMO e de uma colaboração mais estreita entre o marketing e os restantes departamentos
De acordo com um inquérito da Gartner, apenas 27% dos Chief Executive Officers (CEO) e Chief Financial Officers (CFO) afirmam que o desempenho dos seus Chief Marketing Officers (CMO) superou as expectativas no ano passado. Mesmo quando o marketing atinge os objetivos comerciais e faz contribuições significativas para o crescimento da empresa, a percentagem sobe apenas para 45%. Um inquérito realizado a 125 CEO e CFO, entre agosto e setembro de 2024, revelou que apenas 23% dos CEO e CFO concordam com os CMO sobre o papel do marketing no apoio ao crescimento da empresa. “No panorama atual, a entrega de resultados é apenas a base para os CMO. Para prosperar, estes devem elevar o seu perfil de liderança na gestão de topo”, declara Sharon Cantor Ceurvorst, VP Research da Gartner Marketing Practice. “Os CMO precisam de clarificar o seu papel nas iniciativas de crescimento e melhorar a colaboração em projetos importantes. Ao compreender as prioridades das partes interessadas e demonstrar visão estratégica, os CMO podem aumentar a sua influência e contribuir de forma mais significativa para a estratégia corporativa”. O inquérito destaca que apenas 22% dos CEO e CFO inquiridos afirmam ter recebido esclarecimentos significativos dos seus CMO em relação às responsabilidades de marketing. Além disso, 38% dos executivos seniores acreditam que o CMO colabora de forma consistente e eficaz com outros líderes, e apenas 54% sentem confiança no seu CMO para demonstrar o valor do marketing para a empresa. Sessenta e nove por cento dos CEO e CFO referem que o fracasso na entrega de resultados prometidos pela estratégia de marketing seria o principal cenário que levaria à demissão de um CMO. No entanto, o papel de um CMO vai além de atingir objetivos, com 58% dos executivos a referirem que devem demonstrar adaptabilidade, sendo este um fator crítico para a continuidade da carreira. |