O gigante da cloud pública reforça aposta no mercado português
A Amazon Web Services (AWS) anunciou hoje a abertura do seu primeiro escritório em Lisboa, Portugal, de modo a dar suporte ao que diz ser uma "crescente base de clientes no país". O escritório apoia organizações de todas as dimensões - desde startups a organizações do setor público, a algumas das mais antigas e prestigiadas empresas do país – acompanhando a sua transição para a Cloud AWS. O novo escritório aumenta a presença direta da AWS na Europa para 19 países - incluindo quatro regiões e 12 zonas de disponibilidade, estando ainda prevista outra região da AWS e mais três zonas de disponibilidade na Suécia ainda em 2018. A AWS fornece serviços de computing, armazenamento, redes, bases de dados e outros tecnologicamente avançados, incluindo soluções de inteligência artificial e machine learning, em modalidade on-demand e pay-as-you-go. Em Portugal, a AWS tem como clientes empresas como a EDP - Energias de Portugal, Feedzai, Globalvia, Grupo Impresa, Jumia, Lusiaves, Miniclip, Prodsmart, OutSystems, Unbabel e Uniplaces, bem como organizações públicas, caso do município do Porto.
A AWS tem vindo a apoiar a comunidade tecnológica e as startups Portuguesas, trazendo para o país programas como o AWS Activate e o AWS Educate.O AWS Activate disponibiliza às startups os recursos que necessitam para arrancar em AWS – incluindo até $100,000 (USD) em créditos, formação, suporte e contacto com incubadoras, a que se juntam aceleradores e empresas de capital de risco, como a Founders Founders Portugal, Porto Design Factory, Startup Portugal, Startup Sintra ou a Indico Capital Partners e a Portugal Ventures. Um exemplo de uma startup em Portugal que tirou partido do AWS Activate para crescer é a Unbabel. Trata-se de uma empresa que fornece serviços de traduções na sua plataforma baseada em inteligência artificial (IA), tendo iniciado o programa AWS Activate em 2013. A AWS tem igualmente estado ativa no setor da educação em Portugal, formando estudantes e a próxima geração de líderes de TI com o AWS Educate. O AWS Educate apoia os estudantes universitários e os professores a desenvolver conhecimentos e capacidades em cloud computing AWS, com o intuito de acelerar a aprendizagem relacionada com a cloud. As instituições que são membros do AWS Educate em Portugal incluem a Fundação Champalimaud em Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade do Algarve.
Accenture, BI4ALL, Claranet, CGI, Deloitte, DXC, FlipKick, Glint, Link Consulting, Magic Beans, Marionete, Noesis, Rumos e Timestamp integram a lista de integradores de sistemas que estão a trabalhar com a AWS, em Portugal. Dos ISVs em Portugal que utilizam a AWS para fornecer o seu software a clientes em todo o mundo fazem parte a Anubis, a Celfocus, Insurads, Prologica, Velocidi e a WeDo Consulting. |