Uma investigação relacionada com a política antitrust da Amazon foi iniciada pela União Europeia. Em causa está o tratamento aos vendedores do marketplace da plataforma
O uso de dados de comerciantes da Amazon vai ser investigado pela União Europeia. O organismo europeu tem procurado feedback dos distribuidores e fabricantes que usam a plataforma. A investigação deverá focar-se nos acordos com os vendedores do marketplace e o uso de dados na escolha de quem vai beneficiar da “buy box” – no fundo, o botão que permite adicionar uma compra diretamente, onde se lê “Adicionar ao Carrinho” ou, em inglês, “Add to Cart”. Em causa está, na ótica da União Europeia, um possível comportamento anti-competititivo. Quando um mesmo produto está disponível através de vários vendedores, apenas um aparece em destaque na página principal da Amazon – com a “buy box” ao lado –, enquanto os outros aparecerão de forma mais discreta. A escolha é feita com base nos resultados que determinado vendedor tem, em comparação com outros. Se um é mais bem cotado na plataforma, aparecerá em destaque o seu produto. Além deste fator, existe um balanço entre o preço e a qualidade calculada do vendedor. Assim sendo, os vendedores com melhores métricas poderão praticar preços altos e continuar em destaque, enquanto os vendedores com piores métricas só poderão aparecer na “buy box” se um preço mais baixo conseguir contornar essas métricas. As compras feitas através da “buy box” correspondem a mais de 80% do total. |