CrowdStrike resolve problema que impacta serviços a nível a mundial

Aeroportos, bancos e empresas de comunicação social um pouco por todo o mundo estão a ser impactados por um problema na CrowdStrike

CrowdStrike resolve problema que impacta serviços a nível a mundial

Organizações em todo o mundo estão a reportar problemas que parecem ter sido causados por uma má atualização num produto da CrowdStrike. A empresa reportou que está a investigar os relatos que chegam um pouco por todo o mundo e impacta ambientes Windows.

A CrowdStrike está a reverter as alterações efetuadas e o problema parece estar relacionado com uma atualização do sensor CrowdStrike Falcon. A resolução envolve entrar no sistema em Safe Mode e apagar uma componente específica da CrowdStrike.

Em comunicado, George Kurtz, CEO da CrowdStrike, explica que "não se trata de um incidente de segurança ou um ciberataque" e que o problema "foi identificado, isolado e lançada uma correção".

Fonte oficial da Microsoft refere que a empresa "tem conhecimento de um problema a afetar dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros" e que a empresa "antecipa uma resolução para breve".

Do lado da Microsoft, a página de estado da cloud da tecnológica de Redmond refere que “os utilizadores podem não conseguir aceder a vários serviços e aplicações da Microsoft 365”. A Microsoft também refere que os serviços impactados incluem, mas não estão limitados, ao PowerBI, Microsoft Fabric, Microsoft Teams, Microsoft 365 admin center e Microsoft Purview.

Continuamos a progredir os nossos esforços de mitigação das aplicações e serviços afetados do Microsoft 365. Ainda esperamos que os utilizadores vejam a correção à medida que abordamos o impacto residual”, escreve a Microsoft.

Segundo a telemetria interna, a Microsoft indicação que já vários serviços terão recuperado, ainda que possam apresentar alguns problemas, nomeadamente o SharePoint Online, OneDrive for Business e Windows 365, entre outros.

A Microsoft escreve que a causa preliminar identificada será “uma alteração da configuração de uma parte dos nossos backend workloads do Azure causou interrupções entre o armazenamento e recursos de computação, o que resultou em falhas de conectividade que afetaram os serviços downstream do Microsoft 365 dependentes dessas conexões”.

Sobre a interrupção de serviços na Microsoft, fonte oficial da empresa refere que “estamos cientes do problema que afeta um conjunto de clientes. Reconhecemos o impacto que isto pode ter sobre os clientes e estamos a trabalhar para restaurar os serviços para aqueles que ainda enfrentam interrupções o mais rápido possível”.

Este problema faz-se sentir um pouco por todo o mundo. As companhias aéreas norte-americanas, por exemplo, ordenaram a paragem dos seus aviões citando problemas de comunicação.

 

Notícia atualizada às 11h30 com informação sobre a CrowdStrike, comunicado da CrowdStrike e reação da Microsoft, assim como alteração do título

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