81% dos líderes de marketing têm planos de contingência, mas só 21% é que os seguem

O inquérito da Gartner a quase 400 líderes demonstrou que os planos de contingência são essenciais perante a atual disrupção económica e geopolítica que vivemos

81% dos líderes de marketing têm planos de contingência, mas só 21% é que os seguem

Um estudo da Gartner, que contou com quase 400 líderes de marketing, realizada em novembro e dezembro de 2022, revelou que 81% dos inquiridos têm um plano de contingência perante qualquer disrupção. No entanto, apenas 21% destes seguem esses mesmos planos.

44% dos líderes de marketing digital que promulgaram um plano de contingência durante um episódio de disrupção económica excederam mesmo o crescimento do lucro ano a ano na organização.

Para Greg Carlucci, Diretor e analista sénior da área de marketing da Gartner, a atual disrupção económica e geopolítica faz com que os planos de contingência sejam essenciais.“Ter um plano é um bom primeiro passo, mas seguir esse plano quando a interrupção ocorre é o que realmente importa”, sublinha.

Agilidade no orçamento em tempos incertos

De forma a impedir as interrupções, os ajustes ao orçamento são muitas vezes necessários. O inquérito permitiu concluir que os entrevistados que aumentaram os gastos relativamente ao seu plano de contingência tinham duas vezes mais hipóteses de alcançar um aumento do lucro ano a ano.

Em 2022 o email marketing, a publicidade em meio social e o SEO foram os três canais digitais mais utilizados pelas organizações de marketing B2B.

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