80% dos líderes empresariais defende que os dados são críticos na tomada de decisões

Os dados, que constam de um inquérito realizado pela Salesforce, indicam que 73% dos inquiridos defende que os próprios dados ajudam a reduzir as incertezas e a tomar decisões sobre os negócios das suas empresas

80% dos líderes empresariais defende que os dados são críticos na tomada de decisões

Um inquérito a nível global, realizado pela Salesforce e com a participação de 10 mil líderes empresariais, revela que a grande maioria não tira proveito da utilização de dados para a tomada de decisões no que diz respeito aos negócios.

Entre as conclusões apresentadas no ‘Untapped Data Research’, a falta de aproveitamento do potencial dos dados da organização é um dos pontos em destaque com 80% dos líderes a afirmarem que os dados são críticos na tomada de decisões na organização. 73% concorda também com a ideia de que os próprios dados ajudam a reduzir a incerteza e a tomar decisões.

No entanto, existe um gap entre o que pensam sobre a utilização dos dados e o seu uso prático: 67% dos líderes empresariais não está a utilizar os dados para decidir os preços de acordo com as atuais condições económicas e menos de um terço está a utilizar os dados como estratégia para se lançar em novos mercados.

79% admite que não está a utilizar os dados direcionados para políticas de diversidade e inclusão e apenas 17% recorre aos dados para ajudar a orientar as metas climáticas.

Por outro lado, os dados podem ser um excelente aliado para gerar confiança entre clientes e colaboradores. 73% dos líderes inquiridos considera que os dados ajudam a acelerar a tomada de decisões. Em linha com esta perspetiva, 73% acredita que os dados criam confiança nas conversas de negócios; 72% dos líderes considera que os dados mantêm as pessoas focadas no que realmente importa e dois terços defende que os dados ajudam a minimizar a influência de opiniões pessoais ou egos.

Os líderes admitem que é necessário perceber o fluxo de dados, como operacionalizá-los e como usá-los de forma mais inteligente para que sejam uma ajuda na concretização de negócios. 41% indica a falta de compreensão dos dados porque são complexos e mais de 30% refere a falta de capacidade de, a partir dos dados, gerar insights. 30% diz-se sobrecarregado com a quantidade de dados.

“O segredo para gerar insights verdadeiros é casar dados com análises. Uma combinação de dados, análises e as competências de dados necessárias permitem que as empresas maximizem os seus investimentos em tecnologia e descubram oportunidades que impulsionam a estratégia de negócios e fortalecem a confiança do cliente”, afirma Juan Perez, Chief Information Officer da Salesforce.

De forma a colmatar estas realidades, 73% das empresas pretende continuar ou até mesmo aumentar os gastos implicados na formação de colaboradores e desenvolvimento de competências em dados.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.