Os dados, que constam de um inquérito realizado pela Salesforce, indicam que 73% dos inquiridos defende que os próprios dados ajudam a reduzir as incertezas e a tomar decisões sobre os negócios das suas empresas
Um inquérito a nível global, realizado pela Salesforce e com a participação de 10 mil líderes empresariais, revela que a grande maioria não tira proveito da utilização de dados para a tomada de decisões no que diz respeito aos negócios. Entre as conclusões apresentadas no ‘Untapped Data Research’, a falta de aproveitamento do potencial dos dados da organização é um dos pontos em destaque com 80% dos líderes a afirmarem que os dados são críticos na tomada de decisões na organização. 73% concorda também com a ideia de que os próprios dados ajudam a reduzir a incerteza e a tomar decisões. No entanto, existe um gap entre o que pensam sobre a utilização dos dados e o seu uso prático: 67% dos líderes empresariais não está a utilizar os dados para decidir os preços de acordo com as atuais condições económicas e menos de um terço está a utilizar os dados como estratégia para se lançar em novos mercados. 79% admite que não está a utilizar os dados direcionados para políticas de diversidade e inclusão e apenas 17% recorre aos dados para ajudar a orientar as metas climáticas. Por outro lado, os dados podem ser um excelente aliado para gerar confiança entre clientes e colaboradores. 73% dos líderes inquiridos considera que os dados ajudam a acelerar a tomada de decisões. Em linha com esta perspetiva, 73% acredita que os dados criam confiança nas conversas de negócios; 72% dos líderes considera que os dados mantêm as pessoas focadas no que realmente importa e dois terços defende que os dados ajudam a minimizar a influência de opiniões pessoais ou egos. Os líderes admitem que é necessário perceber o fluxo de dados, como operacionalizá-los e como usá-los de forma mais inteligente para que sejam uma ajuda na concretização de negócios. 41% indica a falta de compreensão dos dados porque são complexos e mais de 30% refere a falta de capacidade de, a partir dos dados, gerar insights. 30% diz-se sobrecarregado com a quantidade de dados. “O segredo para gerar insights verdadeiros é casar dados com análises. Uma combinação de dados, análises e as competências de dados necessárias permitem que as empresas maximizem os seus investimentos em tecnologia e descubram oportunidades que impulsionam a estratégia de negócios e fortalecem a confiança do cliente”, afirma Juan Perez, Chief Information Officer da Salesforce. De forma a colmatar estas realidades, 73% das empresas pretende continuar ou até mesmo aumentar os gastos implicados na formação de colaboradores e desenvolvimento de competências em dados. |