63% das empresas estão a redefinir a sua estratégia de vendas apostando em canais digitais, adaptando a oferta a novas procuras e ainda através da redução dos custos
A atual crise de saúde está a ter um forte impacto em todas as empresas, incluindo as empresas com maior volume de vendas. No entanto, de acordo com um inquérito global realizado pela Atento, 50% das empresas tecnológicas acreditam que vão recuperar os níveis de vendas pré-pandemia este ano. 62% das empresas admitem ter registado uma queda nas suas vendas, e 23% dos inquiridos reportam isso drasticamente. O declínio das vendas deve-se principalmente a uma desaceleração do consumo. Entre as principais causas, 50% acreditam que optaram por não consumir o seu produto, 35% acreditam que o preço médio foi reduzido e 14% que o seu serviço já não é uma necessidade para os consumidores. "Em tempos de incerteza e crise, é preciso adaptar-se rapidamente. Para reativar o consumo e tentar recuperar os níveis de vendas pré-covid, é essencial transformar os modelos e adaptar a força de vendas às circunstâncias atuais", afirma Pablo Sánchez, Diretor de Marketing Global da Atento. Neste contexto, 63% das empresas estão a redefinir a sua estratégia de vendas. Para isso, 28% estão empenhados em impulsionar os canais digitais, 19% defendem a adaptação da oferta à nova procura e 16% estão empenhados em reduzir custos. O confinamento domiciliário, como resultado da pandemia, mostrou que um modelo de vendas baseado apenas nas vendas físicas torna-se uma ameaça real. Segundo a Atento, 58% dos inquiridos revelam o seu compromisso determinado em combinar modelos presenciais com vendas remotas. Quanto aos canais mais bem considerados para venda, 33% preferem cuidados presenciais, contra 17% que priorizam a web, 16% o telefone e 14% nas redes sociais. A tecnologia tem sido democratizada nos últimos anos e a grande variedade de serviços permite satisfazer as necessidades de qualquer organização, independentemente da sua dimensão ou setor. De acordo com este estudo, mais de metade das empresas já estão a desenvolver ferramentas de Analytics para impulsionar as vendas. 14% usam-na para adotar estratégias multicanais e 12% para fazer ofertas personalizadas. Em menor grau, esta tecnologia também está a ser usada para uma boa segmentação (10%) e realizar ações de retenção pró-ativas (9%). Outra tendência cada vez mais clara é a procura de aliados e parceiros para otimizar canais e volume de vendas. Nesse sentido, 37% dos inquiridos recorrem a parceiros para projetos de operações, 20% para marketing digital e outros 20% para definir o seu modelo de negócio. Em tempos de crise, surgem sempre novas oportunidades, apesar dos dados negativos sobre o declínio das vendas em praticamente todas as indústrias, a verdade é que novos sectores, principalmente digitais, estão a ser fortemente erguidos. Há poucas semanas, a Atento registou um aumento de 190% nos clientes Da Born Digital e de 245% nos clientes tecnológicos face ao ano anterior, um claro exemplo do que 2021 dará em termos de tendências. |