Graças a esta nova aplicação, os utilizadores podem fazer as compras num supermercado virtual e recebê-las no seu veículo estacionado num parque de estacionamento Saba. Projeto piloto decorrerá em Barcelona
A SEAT e a Saba, operador de mobilidade urbana especializado na gestão de parques de estacionamento, apresentam a Droppit, uma aplicação que permitirá a qualquer utilizador fazer compras compras num supermercado online e receber o pedido diretamente no próprio veículo, entretanto chegado ao parque de estacionamento. A prova piloto desenrolar-se-á durante seis meses em colaboração com o supermercado virtual Deliberry e a empresa de entregas Glovo, recorrendo aos parques de estacionamento geridos pela Saba na cidade de Barcelona, mais concretamente nos parques de Pau Casals e de Lluís Companys. Nesta primeira fase, o Droppit – disponível tanto para iOs como para Android – permitirá que o cliente realize e receba a sua compra através da Deliberry, que fará a recolha na loja física e realizará a entrega dos pedidos no veículo do cliente. Também será possível ao utilizador contactar a Glovo para a entrega de qualquer tipo de encomendas em qualquer estacionamento da Saba. O cliente deixará a chave do veículo com o pessoal da Saba, que ficará responsável por acompanhar o entregador até ao automóvel, depositando no interior a encomenda. No futuro, o objetivo é o de permitir que a tecnologia simplifique o processo, ao possibilitar o acesso dos empregados de serviço ao veículo através da impressão digital reconhecida pela própria aplicação. O lançamento desta solução resulta da aposta da SEAT no reforço do ecossistema de mobilidade em torno do veículo. A Droppit integra-se no acordo de colaboração que Luca de Meo, presidente da SEAT, assinou com Josep Martínez Vila, CEO da Saba, em maio, durante o Salão Internacional Automóvel de Barcelona. O objetivo desta aliança supõe a integração da Saba no ecossistema digital da SEAT para o desenvolvimento de serviços associados ao automóvel e ao estacionamento. Entre outros projetos, as duas empresas estudam a oferta de um sistema de reserva e de pagamento de lugares de estacionamento através de uma app, nomeadamente com o trabalho em projetos como o Parkfinder 2.0. Este serviço prevê disponibilizar, em tempo real, a informação sobre lugares de estacionamento livres, ajustando as recomendações consoante as necessidades reais de cada cliente. Em continuidade, o acordo contempla o desenvolvimento de outros serviços relacionados com o tempo que os automóveis permanecem estacionados nos parques, como a possibilidade de reabastecimento de combustível, entre vários outros serviços, tendo em conta que, em média, se calcule que os veículos particulares passem 95% do tempo estacionados. |