A solução de comunicação empresarial, baseada na cloud, tem uma nova interface, mais funcionalidades e maior controlo de gestão e administração da solução.
A Alcatel-Lucent Enterprise, líder global em comunicações empresariais e soluções de colaboração, atualizou a sua plataforma de vídeo e comunicações Rainbow™, baseada na cloud, para levar a experiência do utilizador a um novo nível e facilitar interações avançadas entre grupos maiores de participantes. Novo interfaceSeja na versão Windows ou simplesmente em modo browser, as alterações e melhorias estéticas são rapidamente percecionadas. A nova barra lateral de icons cria um ambiente profissional ideal e mais intuitivo para qualquer contexto de trabalho. Outra melhoria óbvia é que com o novo layout, a interface parece consideravelmente mais espaçosa, ao mesmo tempo que inclui mais informações essenciais. A barra lateral de navegação simplificada e mais acessível, permite que o utilizador instantaneamente se junte, agende ou inicie interações com outros utilizadores e convidados do Rainbow com maior facilidade. Botões de ação rápida foram adicionados em vários lugares em todo o Rainbow para ajudar a agilizar o tempo que leva para concluir certas ações. O novo Dark Mode promove maior conforto, forçando menos os olhos do utilizador ao usar a aplicação durante a noite ou em ambiente mais escuro, mas também economiza bateria. De igual forma, uma maior customização da interface, incluindo o tamanho da letra, permite ao utilizador uma melhor experiência de utilização. Sendo uma ferramenta realmente global, o Rainbow permite ajustar o layout da direita para a esquerda, para utilizadores em certas regiões, como no Médio Oriente. Também a criação e gestão das Bubbles (grupos) têm novidades. A primeira coisa que se nota é a nova estética, que torna muito mais fácil pesquisar, arquivar, excluir e gerir as Bubbles. Na criação de uma Bubble, podemos agora definir que todos os participantes numa conferência de áudio ou vídeo entram em modo silencioso. O organizador pode também, durante uma conferência, promover outros utilizadores a organizadores e se precisar, abandonar a conferência, sem que a comunicação tenha qualquer interrupção. VideoconferênciaNos últimos meses, devido à pandemia da Covid-19, a vida como a conhecíamos, mudou. A maneira de viver, trabalhar e comunicar com nossos colegas e clientes, mudou. A participação em vídeoconferências foi uma das grandes alterações para muita gente. Por este motivo, esta foi uma das áreas em que as equipas de desenvolvimento do Rainbow mais trabalharam e inovaram. Alguns dos principais melhoramentos incluem novos modos de exibição para videoconferência, incluindo visualizações de active speaker, active gallery e active grid / mosaic, bem como um maior número de participantes de áudio e vídeo. Do ponto de vista da qualidade de imagem, uma das principais melhorias foi a integração de uma tecnologia chamada “Simulcast”. Basicamente, o Simulcast é a possibilidade de enviar um vídeo multi-formato. Ou seja, ao participar numa videoconferência, são disponibilizados múltiplos streams com diferentes qualidades de vídeo, para que a aplicação de cada utilizador possa escolher o que melhor corresponda às suas necessidades atuais. Esta técnica permite economizar largura de banda, aumentar a qualidade de vídeo e ser capaz de processar mais fluxos de vídeo em simultâneo. Além disso, permite adaptar a qualidade do vídeo com base na condição atual da rede de cada utilizador e continuar a fornecer a melhor qualidade possível, mesmo quando a rede não está estável. Uma funcionalidade interessante é a capacidade de trocar de forma simples de dispositivo durante uma conferência, alternando, por exemplo, facilmente de um dispositivo móvel para um PC, durante a conferência. Gestão do tempoQuando falamos de produtividade, a gestão do tempo é fundamental. Outras duas novas funcionalidades são o Meeting Scheduler e o Time Tracking. A primeira permite ver a disponibilidade e agendar os horários das reuniões com base nos calendários dos participantes. Esta funcionalidade requer uma licença premium e a integração com O365. O Time Tracking permite monitorizar e controlar o tempo de intervenção dos participantes na conferência, identificando quem esteve mais e menos envolvido. Esta estatística pode ser partilhada com os participantes, permitindo uma participação mais distribuída, ou utilizada posteriormente no planeamento das próximas conferências e lista de participantes.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Alcatel-Lucent Enterprise |