Branded Content

O papel das soft skills na progressão de carreira em IT

Os profissionais de IT vivenciam uma clara dicotomia resultante da escassez de recursos humanos qualificados no setor.

O papel das soft skills na progressão de carreira em IT

 

Se esta carência de recursos torna relativamente fácil para os profissionais de IT iniciarem a sua carreira; o mesmo motivo pode complicar os projetos de progressão numa tentativa, por parte das chefias, de manter todos os recursos em ativo. 

Daí surge a necessidade de fomentar um perfil híbrido entre a tecnicidade e o desenvolvimento das soft skills. As capacidades técnicas de um recém-formado, não são tão diferenciadoras assim, cabendo ao profissional de IT destacar-se dos restantes recorrendo a outras características. 

É cada vez mais uma prioridade que estes profissionais apresentem o desenvolvimento de particularidades como: 

 

Mindset de colaboração 

Para além dos benefícios da interligação entre os vários departamentos de uma empresa para uma coerência organizacional, a aceitação da tecnologia como uma necessidade transversal para o desenvolvimento e adaptação das funções a novas realidades, obriga a que os profissionais estejam em constante contacto com diferentes áreas de atuação. 

Cada vez mais metodologias de trabalho, como o Scrum, obrigam a este mindset, direccionado para a colaboração e para o trabalho desenvolvido em equipa. 

 

Capacidades de comunicação 

Para além da necessidade de se expressar correctamente em equipa, existe também o acréscimo de ser recorrentemente preciso apresentar ideias complexas de forma facilmente entendida por “leigos” ao tema IT. 

Também os pedidos de suporte e financiamento devem ser claramente apresentados, pelo que, a comunicação, não só falada como escrita, deve ser uma habilidade desenvolvida. 

 

Pensamento forward 

A forma acelerada com que a tecnologia se desenvolve pede que os profissionais de IT estejam em constante formação e consigam facilmente adaptar-se a um futuro que, especialmente para eles, é uma realidade presente. Para além disso, um profissional que mostre um perfil conservador e averso à mudança não parece fazer fit com a carreira em IT. 

Determinação e resiliência Há muitas coisas que podem correr menos bem num projeto de IT. Muitas delas, em nada dependentes do trabalho desenvolvido pelos profissionais. Isto pode mostrar-se uma fonte de desmotivação face aos projetos e até mesmo de frustração com o trabalho e a organização empregadora 

Deste modo, torna-se uma necessidade o desenvolvimento de inteligência emocional direcionada para a determinação e resiliência. Estas capacidades, quando trabalhadas constantemente, catapultam, também, para o desenvolvimento de um pensamento focado em resolução de problemas. 

 

Pensamento crítico 

Os dados não servem de muito se não forem interpretados. Os profissionais de IT são muitas vezes os primeiros a contactar com os dados e a ter de comunicá-los, portanto saber ler os dados, identificar padrões, saber o que se procura e ser crítico em relação à informação pode ser um fator distintivo para os profissionais da área.

As informações factuais e fundamentadas são precisas, mas podem muitas vezes decorrer de ideias intuitivas. 

As empresas procuram cada vez mais a adaptação a novas realidades tecnológicas e de evolução, mas têm percebido que não podem descurar das capacidades e competências pessoais, valorizando cada vez mais pontos de vista disruptivos, que venham refrescar o que já é habitual.

 

Branded Content co-produzido pela MediaNext para o Grupo Multipessoal

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.