As soft skills ou competências comportamentais são determinantes para se atingir o sucesso empresarial
Durante estes anos, tendo em conta as centenas de equipas empresariais que acompanhei e com as quais trabalhei, uma das determinantes da performance identificadas é a forma como estas dominam as competências comportamentais. Na área da tecnologia é usual as equipas de trabalho dominarem muito as hard skills, ou competências técnicas. No entanto, tenho observado que, até em virtude do seu desenvolvimento profissional, as soft skills são muitas vezes desprezadas. É imperativo reconhecer o seguinte: podemos ter o melhor produto ou serviço do mundo mas se não tivermos uma equipa dotada de soft skills o sucesso da empresa estará hipotecado. O crescimento sustentável é facilitado por equipas que: 1. Trabalhem bem em equipa, respeitando sempre a interdependência entre pares, e que promovam um bom relacionamento interpessoal. 2. Saibam comunicar bem “intra equipa” e com os restantes stakeholders, e não esquecer que também é fundamental saber comunicar online. 3. Sejam flexíveis e ágeis, tanto a nível comportamental como de negócio. 4. Promovam a criatividade, a aprendizagem constante e o pensamento lateral na resolução de problemas. 5. Criem ambientes informais e motivadores. 6. Promovam uma utilização ótima do tempo, trabalhando menos horas e produzindo mais. É fundamental que a equipa e os seus elementos façam outras atividades. 7. Sejam resilientes, positivos e promovam hábitos de vida saudáveis.
Alexandre Real, Mestre em Gestão de Empresas e Pós-Graduado em Liderança e Gestão de Equipas |