As soft skills ou competências comportamentais são determinantes para se atingir o sucesso empresarial
Durante estes anos, tendo em conta as centenas de equipas empresariais que acompanhei e com as quais trabalhei, uma das determinantes da performance identificadas é a forma como estas dominam as competências comportamentais. Na área da tecnologia é usual as equipas de trabalho dominarem muito as hard skills, ou competências técnicas.
O crescimento sustentável é facilitado por equipas que: 1. Trabalhem bem em equipa, respeitando sempre a interdependência entre pares, e que promovam um bom relacionamento interpessoal. 2. Saibam comunicar bem “intra equipa” e com os restantes stakeholders, e não esquecer que também é fundamental saber comunicar online. 3. Sejam flexíveis e ágeis, tanto a nível comportamental como de negócio. 4. Promovam a criatividade, a aprendizagem constante e o pensamento lateral na resolução de problemas. 5. Criem ambientes informais e motivadores. 6. Promovam uma utilização ótima do tempo, trabalhando menos horas e produzindo mais. É fundamental que a equipa e os seus elementos façam outras atividades. 7. Sejam resilientes, positivos e promovam hábitos de vida saudáveis.
Alexandre Real, Mestre em Gestão de Empresas e Pós-Graduado em Liderança e Gestão de Equipas |