A CIONET identificou as tendências que marcarão o panorama tecnológico em 2017, essencialmente em três grupos: tendências tech (CIOs), tendências de marketing (CMOs) e tendências finance (CFOs) (CIOs), tendências de marketing (CMOs) e tendências finance (CFOs)
Os líderes de inovação terão de estar atentos às tendências que estarão por todo o lado no próximo ano e que no grupo das tendências tech, que afetará os CIO, fiacrão marcadas pela Inteligência Artificial e machine learning, adaptative security architecture, e mesh app and service architecture. As tendências de marketing (CMOs) prender-se-ão essencialmente com a Realidade Virtual/Aumentada, conversational systems e physical- digtal integrations; enquanto os CFOs terão de estar atentos às tendências finance relacionadas com o blockchain, fintech e machine learning. Estas tendências estão distribuídas nestes três grupos, segundo um critério de relevância para cada interlocutor (CIO, CMO e CFO), não podendo ser vistas de forma isolada. Todas as tecnologias mencionadas pressupõem um nível de maturidade digital elevado, ou seja, big data, analytics, IoT e, business automation deverão ser já dados adquiridos. A CIONET auscultou a sua rede de decidores e verificou que 90% do tecido empresarial português, composto sobretudo por pequenas e médias empresas, não tem maturidade suficiente para ser capaz de adotar as últimas tendências tecnológicas. Esta questão é particularmente preocupante uma vez que estas tendências tecnológicas representam a maior fonte de vantagens competitivas, nomeadamente: capacidade preditiva e de gestão da complexidade, capacidade de proporcionar experiência únicas e personalizadas aos clientes e colaboradores, go-to market eficaz e rápido, marketing multichannel, entre outros. |