Streaming de vídeo e inteligência artificial impulsionam crescimento do mercado de data centers de edge

Os serviços de streaming de vídeo e a integração crescente de inteligência artificial estão a impulsionar o mercado de data centers de edge, que deverá registar um crescimento de até 22,11 mil milhões de dólares entre 2024 e 2028, com uma taxa de crescimento anual composta de 23,57%

Streaming de vídeo e inteligência artificial impulsionam crescimento do mercado de data centers de edge

O mercado global de data centers de edge está a viver uma fase de grande expansão e estima-se que cresça em 22,11 mil milhões de dólares entre 2024 e 2028, com taxa de crescimento anual composta de 23,57%, impulsionado pela procura crescente por serviços de streaming de vídeo e a integração da Inteligência Artificial (IA) nas operações dos data centers, de acordo com a Technavio.

Num mundo cada vez mais exigente no que diz respeito ao processamento de dados em tempo real e baixa latência, os data centers têm se tornado fundamentais, mostrando-se cada vez mais capacitados dada a crescente utilização de tecnologias como Big Data, IA, serviços de cloud, 5G e streaming de vídeo. Essenciais para encurtar as distâncias entre os locais de processamento e consumidores finais, os data centers são obrigados a inovar as suas soluções para permitir maior agilidade nos negócios, desempenho das aplicações e o gerenciamento do tráfego de rede.

O relatório da Technavio, que cobriu a América do Norte, APAC, Europa, América do Sul e Oriente Médio e África, revela que setores como e-commerce, automação industrial e plataformas de streaming estão entre os principais beneficiados com a implementação de data centers de edge.

A IA, por sua vez, tem desempenhado um papel importante na melhoria da eficiência energética dos data centers de edge, possibilitando otimizar sistemas de servidor, refrigeração e distribuição de energia. A acompanhar a tendência, os fornecedores de serviços estão a adotar tecnologias de IA para automatizar processos e reduzir a intervenção humana, o que leva a uma economia de energia e a uma gestão mais eficiente das operações. Esta automação também permite um controlo mais eficaz da refrigeração, garantindo o uso ideal de recursos e aumentando o desempenho geral dos data centers.

No entanto, o setor tem enfrentado alguns desafios, sobretudo em relação à necessidade de monitorização em tempo real de diversos componentes, como servidores, dispositivos de rede e unidades de distribuição de energia, que muitas vezes estão localizados em locais remotos. Os operadores de data centers precisam de soluções especializadas que ofereçam visibilidade sobre o status energético e ambiental, permitindo uma intervenção proativa para evitar falhas e garantir a continuidade das operações.

O mercado de data centers de edge é altamente competitivo, com grandes players como Dell Technologies, Equinix, EdgeConneX e Digital Realty liderando a oferta de soluções para diversos setores. Segundo o relatório, empresas de IT, telecomunicações saúde, governo e e-commerce são alguns dos principais consumidores dessas tecnologias.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.