Setor da restauração enfrenta desafios na transformação digital

Os principais desafios revelados num estudo recente são a cibersegurança e a conformidade, os sistemas legados e a falta de mão de obra qualificada para trabalhar com inteligência artificial

Setor da restauração enfrenta desafios na transformação digital

A CI&T lançou um novo relatório sobre a realidade dos líderes do setor da restauração no cenário de transformação digital em que vivemos e os desafios que enfrentam para aumentar a satisfação dos clientes.

De acordo com o relatório, o setor da restauração tem realizado avanços significativos na implementação de novas tecnologias, com nove em cada dez (89%) dos líderes tecnológicos a afirmar que utilizam Inteligência Artificial (IA). Além disso, quase três quartos (73%) acreditam estar prontos para a automatização de forma a melhorar os processos, e 85% atribuíram grande importância à adoção de IA para melhorar a experiência do utilizador.

No estudo os líderes indicam  desafios constantes no que diz respeito às iniciativas de transformação digital. Estes desafios estão relacionados sobretudo com a cibersegurança e a conformidade (46%), no entanto os sistemas legados (38%) e a falta de mão de obra qualificada (37%) também dificultam os esforços de otimização da experiência digital.

O estudo “Turning Digital Insights into Action: Elevating QSR, Fast Casual Dining and Coffee Chains”, que se foca na realidade do Reino Unido, evidenciou que as limitações de orçamento são uma barreira significativa para assegurar melhores experiências aos clientes para mais de metade (59%) dos questionados. Outro desafio revelado pelo estudo é a falta de dados unificados dos clientes (59%), tornando mais difícil provar o retorno de investimento das iniciativas de inteligência artificial.

A maioria dos consumidores (82%) considera que a experiência digital como um reflexo da qualidade geral de uma marca do setor da restauração, sendo este um dos principais objetivos de inovação para metade dos líderes tecnológicos (50%), juntamente com a tecnologia de pagamentos (48%) e a inovação dos menus (46%).

A IA é uma prioridade para o setor da restauração, que está em busca de criar experiências digitais harmoniosas. Contudo, os líderes tecnológicos estão a ser travados por limitações de orçamento e problemas na gestão dos dados, para além de desafios contínuos como os sistemas legados e a escassez de competências. É, por isso, mais difícil para o setor conseguir colher verdadeiramente os benefícios das novas tecnologias”, declara Christian Buncher, Senior Director of Digital Product and Strategy da CI&T, em comunicado.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.