No evento NRF 2024, a Salesforce anunciou um conjunto de novos dados e ofertas baseadas em Inteligência Artificial (IA) para o setor do retalho, visando a melhoria das experiências dos comerciantes e compradores.
Com as inovações do Commerce Cloud e do Marketing Cloud, os retalhistas terão a seu dispor ferramentas de IA generativa e insights baseados em dados para otimizar a experiência de cliente e, consequentemente, aumentar a fidelização, a receita e a produtividade dos colaboradores.
De acordo com novos dados da Salesforce, 83% dos retalhistas globais verificariam melhorias na eficiência operacional com a IA, enquanto 63% dos profissionais de marketing consideram que os dados confiáveis de clientes são essenciais para implementar a IA generativa nos seus negócios.
Neste contexto, a Salesforce acredita que os retalhistas carecem de uma solução que reúna todos os dados dos seus clientes numa plataforma confiável, que pode ser utilizada para tornas as experiências mais eficientes, sendo baseadas em IA.
“As empresas que aproveitarem os dados dos seus clientes de forma eficaz, para criarem experiências de comércio de confiança e conectadas, vão obter maior fidelização e lucro do cliente”, afirma Jujhar Singh, EVP & GM, Salesforce Customer 360 Applications and Industries. “Todos os negócios devem focar-se na eficiência e crescimento com novas inovações integradas e capacitadas por IA, que permitem um caminho mais rápido para a compra, e maior satisfação do cliente”.
Soluções de IA para os compradores
O Einstein Copilot for Shoppers apresenta-se como uma nova extensão do Einstein Copilot, sendo uma versão orientada para o consumidor do assistente de IA generativa. Através de interações em linguagem natural em canais como montras digitais e aplicações de mensagens, este permite estabelecer conversas personalizadas com os compradores, com vista a ajudá-los a descobrir produtos e tornar mais rápido o processo de compra.
Novas ferramentas para comerciantes de retalho
Utilizando prompts de linguagem natural capacitada pela IA Generativa, o Page Designer possibilita a projeção, construção e personalização de sites e páginas de comércio eletrónico de forma mais rápida, de acordo com a Salesforce.
O Return Insights in Order Management, por sua vez, procede à análise de dados e dos padrões nas atividades de devolução, recorrendo à IA para solicitar aos retalhistas determinadas alterações nos produtos de forma a minimizar devoluções futuras. Além disto, a solução utiliza análise de sentimento, avaliando comentários sobre descrições de produtos, e dimensionamento e códigos de motivo de devolução, recomendando ações para resolver problemas com produtos específicos.
Com o Inventory Insights, os retalhistas digitais têm uma visão clara do stock disponível, tendo acesso quase em tempo real aos dados e insights de stock. Desta forma, os comerciantes podem efetuar uma gestão mais fácil das reservas de stocks e retenções de produtos, bem como fornecer recomendações de produtos aos representantes de atendimento ao cliente.
Novidades para os profissionais de marketing
O Global Promotion Management tem como objetivo ajudar os retalhistas a reunir dados de marketing e promoções dos consumidores através de insights preditivos para estimar as potenciais receitas de promoção. Deste modo, os comerciantes podem coordenar mais facilmente iniciativas de preços e recompensas para membros fidelizados e clientes não fidelizados, destaca a Salesforce.
Além disto, o Global Promotion Management oferece a configuração guiada com modelos de promoção predefinidos, permitindo aos profissionais de marketing definir, lançar e distribuir promoções omnicanal com descontos e recompensas de fidelidade.
Visando ajudar as marcas a lançar programas de referência e a melhorar a conversão, o Referral Marketing disponibiliza modelos pré-construídos e uma ferramenta de IA integrada com ‘Probabilidade de indicação’, identificando os clientes que têm maior probabilidade de participar em programas de referência.
Além disto, com o Referral Marketing, as marcas podem proceder à revisão de tendências e ajuste das promoções, criando experiências conectadas em campanhas de email interativas, landing pages, testes A/B e personalização no momento do envio, sublinha a Salesforce.
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