Quase metade das pessoas procura novas oportunidades de emprego relacionadas com IA

Estudo revela que quase metade das pessoas procura mudar de emprego durante o ano de 2025 e estão a olhar para as novas oportunidades relacionadas com a inteligência artificial

Quase metade das pessoas procura novas oportunidades de emprego relacionadas com IA

A Microsoft divulgou a mais recente edição do Work Trend Index, o relatório que traça as principais tendências do mundo do trabalho, desta vez em conjunto com o LinkedIn. O objetivo desta colaboração passa pela necessidade de fornecer uma visão mais abrangente de como a Inteligência Artificial (IA) generativa está não só a reformular o dia a dia de colaboradores, líderes e empresas, mas também o próprio mercado de trabalho.

Apesar da crença de que a IA e a perda de empregos estão associados, os dados agora apresentados vêm mostrar uma realidade onde não só cada vez mais pessoas estão a pensar em mudar de carreira, como existem empregos disponíveis e os trabalhadores com competências de IA terão prioridade.

De acordo com o Work Trend Index, 46% das pessoas em todo o mundo estão a considerar demitir-se já no próximo ano, uma percentagem recorde desde a vaga de demissões em 2021. Neste contexto, o conhecimento em IA está a ser cada vez mais valorizado pelos novos empregadores, com dois terços dos líderes a afirmarem não contratar alguém sem competências nesta tecnologia, enquanto 55% referem estar preocupados com a falta de talentos suficientes para preencher vagas já este ano, sendo as áreas de cibersegurança, engenharia e design criativo as que mais sentem esta carência.

No entanto, o estudo demonstra ainda o outro lado da moeda, com apenas 39% dos utilizadores a receberem formação em IA da parte da sua empresa, estando estes, por isso, a apostar na aquisição de competências por conta própria. Só no final do ano passado, aumentaram 142 vezes o número de utilizadores do LinkedIn a adicionar competências de IA aos seus perfis, assim como cresceram em 160% os profissionais não técnicos a usar cursos do LinkedIn Learning para melhorar a sua aptidão em IA. Já as menções de IA em anúncios de emprego no LinkedIn impulsionam um incremento de 17% nas candidaturas.

Ainda sobre esta realidade, Manuel Moura, Diretor da Unidade de Modern Work e Surface da Microsoft Portugal, afirma, em comunicado, que “a IA generativa está a promover no mercado de trabalho a necessidade de acelerar para acompanhar a rapidez da evolução tecnológica, e sobretudo as empresas terão de dar o passo em frente e apostar na capacitação dos seus funcionários com ferramentas e formação em IA, como forma das organizações beneficiarem das mais valias desta tecnologia ao nível da produtividade, mas também na perspetiva de atrair e reter o melhor talento. Também por isso a Microsoft há muito que aposta no skilling e upskilling de profissionais, disponibilizando recursos gratuitos para este efeito”.

Já no contexto laboral, o Work Trend Index demonstra que três em cada quatro trabalhadores especializados (75% dos referidos knowledge workers) já utilizam IA generativa no contexto de trabalho, destacando como benefícios desta utilização a poupança de tempo, o aumento da criatividade e a possibilidade de se concentrarem no trabalho mais importante. Do lado dos líderes, embora 79% dos inquiridos concordem que a adoção da IA é fundamental para as organizações se manterem competitivas, 59% estão preocupados em quantificar os ganhos de produtividade da IA, e 60% temem que a sua empresa não tenha uma visão e um plano para implementá-la. Se por um lado estão os líderes que sentem a pressão para transformar os ganhos de produtividade individuais em impacto organizacional, do outro lado estão os colaboradores que não querem esperar para colher os benefícios, e prova disso é o facto de 78% dos utilizadores de IA estarem a trazer as suas próprias ferramentas de IA para o trabalho.

Outro dos resultados retirados do Work Trend Index foi a definição de quatro tipos de utilizadores de IA, desde os céticos até aos utilizadores avançados. Sobre este último grupo, o estudo demonstra a capacidade de estes reorientarem os seus dias de trabalho, repensarem os processos de negócio, e pouparem mais de 30 minutos por dia. De acordo com a pesquisa, mais de 90% dos utilizadores avançados dizem que a IA torna a sua carga de trabalho avassaladora mais fácil de gerir e o seu trabalho mais agradável. Ao mesmo tempo, os utilizadores avançados têm 61% mais probabilidade de terem ouvido da parte do seu CEO sobre a importância de usar IA generativa no trabalho; 53% mais probabilidade de serem incentivados pela liderança para refletir como a IA pode transformar a sua função; e 35% mais probabilidade de receber formação personalizada em IA para a sua função ou cargo específico.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.