A conclusão é de um estudo realizado pela GCI, que intensifica a evolução da tecnologia como o principal motor para a transformação empresarial
As própria tendências de mercado mostram que o funcionamento das organizações governamentais e comerciais é cada vez mais rápido e focado em projetos que as encaminham gradualmente para a transformação digital. O CGI Global 1000 de 2016, estudo anual conduzido pela CGI, que envolveu o diálogo com líderes de negócios e tecnologias em 10 indústrias de 20 países demonstra a necessidade de transformação das organizações. “No CGI Global 1000 deste ano notou-se um grande alinhamento em torno da necessidade das organizações em implementar ações e soluções que as encaminhem para a transformação digital, através da modernização dos seus sistemas para modelos digitais e mais funcionais,” refere Michael E. Roach, presidente e CEO da CGI. “Não víamos uma dinâmica de mercado tão clara e objetiva desde 2000, ano em que houve uma mudança de paradigma para um sistema mais competitivo, que modificou o posicionamento e ação das empresas. Atualmente existe a necessidade de recriar estes modelos de negócio, para garantir a sustentabilidade e competitividade das empresas durante a próxima década”. A necessidade pela transformação digital torna-se ainda mais imperativa uma vez que, segundo o estudo da GCI, mais de 70% dos gestores referem a crescente aceitação pelos consumidores de ações digitais. Os consumidores esperam que as organizações proporcionem uma experiência digital personalizada, transversal a diferentes canais, com diversos setores como banca, retalho, serviços de consumo ou de comunicação. Os programas de segurança cibernética das organizações também estão a amadurecer, em resposta às necessidades do mercado e dos consumidores. A segurança passa a fazer parte da proposta de valor das organizações, considerada um elemento diferenciador por 62% das organizações. Também a segurança dos dados é imperativa. Cerca de 50% das organizações sentem o peso das exigências regulamentares vigentes. As leis relacionadas com a privacidade e proteção de dados são uma tendência crescente e uma preocupação para os gestores das organizações. Pela primeira vez, os líderes dizem que é necessário adaptar as suas estruturas organizacionais para responder adequadamente aos seus stakeholders, estimulando consequentemente o crescimento dos negócios. Nesse sentido, cerca de 30% das organizações estão a aproveitar o crescimento do setor das TI como um motor para a transformação do seu negócio. A tecnologia facilita a criação de novos modelos operacionais e de negócio nas organizações, sendo que mais de 70% dos gestores inquiridos planeiam aumentar ou manter os orçamentos de TI com o intuito de acelerar a transformação digital. Com base nestes fatores e preocupações, aquilo que a GCI conclui é que as organizações estão focadas em reforçar a aposta no digital de forma transversal à empresa, provocando mudanças internas que são consideradas, por mais de 70% dos líderes, como um dos maiores desafios colocados por este novo paradigma. “Este ano representa um ponto de viragem na transformação digital de muitas organizações”, conclui Doug McCuaig, vice-presidente executivo, Global Client Transformation Services e responsável executivo do CGI Global 1000. “O tempo que as organizações achavam que dispunham para aderirem à transformação digital reduziu substancialmente, o que as força a acelerar todo este processo. Os líderes reconhecem que têm de enfrentar os seus desafios mais complexos, como alterar a estrutura de custos para investir na transformação digital. Esta viragem depende de decisões por parte dos líderes das empresas que contemplem a importância da tecnologia e o ritmo acelerado imposto pela modernização das TI”. |