O que os líderes de IT devem saber sobre a seleção de software em 2025

O relatório do Info-Tech Research Group destaca a importância da seleção de um software adequado às necessidades das empresas e alinhado com práticas ESG para enfrentar os desafios tecnológicos e organizacionais de 2025

O que os líderes de IT devem saber sobre a seleção de software em 2025

As mudanças nas prioridades das organizações e os avanços tecnológicos redefiniram os comportamentos dos compradores, o que cria novos desafios para os líderes de IT responsáveis de realizar investimentos estratégicos em software. Para ajudar as empresas neste cenário de evolução, o Info-Tech Research Group lançou o seu relatório Insights Into Software Selection 2025.

O panorama da seleção de software sofreu alterações significativas, com a mudança para soluções baseadas na cloud a tornar-se essencial à medida que o trabalho remoto assumiu o centro das atenções”, refere Vince Mirabelli, Principal Research Director do Info-Tech Research Group. “Além disso, as empresas estão a dar cada vez mais prioridade a fornecedores de software que não só entreguem software excecional, mas também mantém práticas éticas e se alinham com políticas ambientais, sociais e de governação (ESG)”.

De acordo com o relatório do Info-Tech Research Group, os processos tradicionais de escolha de software tornam-se prolongados, com alguns a arrastarem-se indefinidamente. Para lidar com as ineficiências, a empresa sublinha as limitações de uma abordagem “tamanho único” e destaca as soluções de software com os requisitos únicos de uma organização.

A Info-Tech explica que os fornecedores mais pequenos e especializados são geralmente mais adequados para oferecer soluções pontuais direcionadas, enquanto os fornecedores maiores destacam-se ao fornecer plataformas empresariais abrangentes. A empresa aconselha os líderes de IT a considerar o tamanho, o âmbito e as necessidades específicas da sua organização como fatores críticos na escolha de software certo para aumentar o sucesso operacional.

O relatório apela também a mudanças na avaliação contínua de software, já que através da realização de revisões proativas das ferramentas de software garantem que o software se mantém alinhado com os objetivos de negócio e acrescenta valor, evitando a dependência de sistemas desatualizados.

Segundo o relatório, a escolha de um parceiro de implementação exige o mesmo nível de avaliação e consideração estratégica relativamente à solução de um fornecedor de software. Um integrador externo desempenha um papel significativo no sucesso do software. Se a decisão não for a correta, pode prejudicar toda a experiência do produto.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.