Nove países da União Europeia aceleram planos para impulsionar indústria de chips

Uma parceria de nove países da União Europeia quer apresentar novas propostas para fortalecer até ao verão a indústria de chips

Nove países da União Europeia aceleram planos para impulsionar indústria de chips

Nove países da União Europeia, incluindo Itália, França, Alemanha, Espanha e Holanda, estão a trabalhar em conjunto para acelerar os planos de apoio às indústrias de chips na Europa. De acordo com Dirk Beljaarts, ministro da Economia dos Países Baixos, o grupo pretende apresentar propostas até ao verão, no âmbito de um possível segundo programa de financiamento para o setor.

A iniciativa surge após o Chips Act de 2023, que, apesar de não ter atingido todos os objetivos previstos, ajudou a evitar um declínio na indústria europeia face ao apoio estatal oferecido pelos Estados Unidos e China. No entanto, um dos principais desafios identificados foi a lentidão no processo de financiamento, que envolvia a aprovação de projetos pelos Estados-membros e pela Comissão Europeia.

Segundo Dirk Beljaarts, o novo plano pretende ser mais direcionado para garantir a alocação eficaz de fundos públicos e privados para impulsionar a indústria. Além disso, esclarece também que esta parceria quer assegurar que o crescimento do setor beneficie também as pequenas e médias empresas.

O ministro destacou ainda que, apesar da Europa contar com importantes players em investigação e desenvolvimento, há lacunas na produção avançada e na embalagem de chips, agravadas pela decisão na Intel de arquivar a construção de uma fábrica de última geração na Alemanha.

O grupo, formalmente estabelecido a 12 de março, está a analisar a procura interna dos países europeus para incentivar investimentos no setor, com a Comissão Europeia a apoiar “fortemente” a iniciativa.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.