Metade das empresas com operações de armazém vão utilizar sistemas de IA até 2027

Especialistas aconselham as empresas que querem implementar os sistemas de visão ativados por inteligência artificial a experimentar diversos sistemas e começar a implementação através de processos simples

Metade das empresas com operações de armazém vão utilizar sistemas de IA até 2027

De acordo com a Gartner, pelo menos 50% das empresas com operações de armazém vão utilizar sistemas de visão ativados por Inteligência Artificial (IA) de modo a substituir o processo tradicional de controlo de ciclos baseados na digitalização, até 2027.

Estes sistemas de visão ativados por IA são as novas soluções de hiperautomação que combinam câmaras industriais 3D, software de visão de computadores e padrões de reconhecimento de IA avançada. Estas soluções permitem aos sistemas de visão de alta resolução combinados com as capacidades avançadas dos padrões de reconhecimento e machine learning (ML) para mudar radicalmente os processos que antes dependiam de intervenções humanas.

As empresas estão à procura além das soluções tradicionais à medida que a pressão aumenta para melhorar continuamente a performance dos processos operacionais”, afirma Carly West, Senior Director Analyst na Gartner Supply Chain Pratice. “Os sistemas de visão potenciados por inteligência artificial vão propagar rapidamente nas operações de armazéns já que o valor da proposta é tão evidente, não só para gestão de inventário, mas também para a monotorização que identifica problemas de segurança e problemas ergonómicos para os trabalhadores em tempo real”, remata.

Segundo um inquérito da Gartner feito a 506 profissionais da área das cadeias de abastecimento, com conhecimentos nas áreas de gestão e operações, realizado em dezembro de 2023, revela que 20% dos inquiridos já tinham adotado sistemas de visão ativados através de IA.

Para os líderes do setor que estão a considerar implementar este tipo de tecnologia, há três recomendações feitas pela Gartner: experimentar com diversas alternativas; começar com processos simples; e, para as empresas mais experientes, é aconselhado começarem a pesquisar mais soluções avançadas para a implementação desta tecnologia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

IT INSIGHT Nº 50 Julho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.