Mercado global de tecnologias e bens de consumo voltará a ser positivo em 2024

O mercado global de tecnologias e bens de consumo registará uma queda da receita anual de 3% em 2023, mas retornará aos valores positivos em 2024

Mercado global de tecnologias e bens de consumo voltará a ser positivo em 2024

De acordo com as previsões da GfK, o mercado global de tecnologias e bens de consumo terminará 2023 com uma diminuição da receita anual de 3%, em comparação com 2022, muito devido à inflação contínua e às tensões geopolíticas no mundo. Não obstante, a Gfk projeta o regresso do mercado aos valores positivos em 2024.

Apesar do declínio da receita anual em 2023, o mercado global de tecnologias e bem de consumo permaneceu acima do nível pré-pandémico de 2019. Segundo a GfK, isto foi impulsionado sobretudo pelos setores das tecnologias de informação e dos pequenos eletrodomésticos, que registaram um desempenho acima das receitas de 2019, com mais 16% e 21%, respetivamente. 

O estudo global GfK Consumer Life demonstra que a importância do preço como um fator cada vez mais determinante para a decisão de compra dos consumidores no ano passado. A resposta dos retalhistas e fabricantes a este desafio passou pelo estabelecimento de períodos promocionais mais longos e pela maior diversidade na oferta dos descontos. 

Além dos consumidores mais sensíveis aos preços, os indivíduos com rendimentos mantiveram-se no mercado, sendo mais resistentes à crise, aponta a GfK. Isto permitiu que, durante 2023, os produtos de gama alta continuassem a ter um desempenho superior à média do mercado.

No ano passado, observou-se uma forte procura de aparelhos que simplifiquem o dia a dia, como os aspiradores a seco e a húmido, tendo crescido mais 2% nos primeiros dez meses. Os aspiradores em geral, porém, registaram uma queda igual em percentagem.

Também os produtos que se adaptam aos estilos de vida específicos de cada pessoa registaram um melhor desempenho, como as fritadeiras de ar quente, que cresceram mais 42% em comparação com 38% das fritadeiras convencionais, e os teclados Bluetooth, com um crescimento de 17% em relação à redução de 2% para os teclados de computador com fios.

A GfK prevê que o mercado global de bens tecnológicos de consumo voltará a ser positivo em 2024, ainda que em pequena escala, sendo impulsionado pelas seguintes tendências:

  • Ciclos de substituição: em 2024, os ciclos de substituição vão regressar, nomeadamente para as categorias de produtos que registam uma evolução mais rápida, como os smartphones e portáteis. Por esta razão, a empresa prevê um crescimento da categoria das telecomunicações este ano, impulsionado por novas aquisições, especialmente de dispositivos premium.
  • Grandes eventos desportivos: nos períodos que antecedem os grandes eventos desportivos, verifica-se um crescimento das vendas de televisões. Assim, eventos como os Jogos Olímpicos 2024 e o Campeonato Europeu de Futebol vão impactar positivamente as vendas de eletrónica de consumo.
  • Divergência global: 2023 foi marcado por disparidades entre mercados. Enquanto o Médio Oriente e África registaram mais 7% de receitas nos primeiros dez meses do ano em relação a 2022, a China enfrentou a deflação no mercado, a crise imobiliária e falta de confiança dos consumidores, conduzindo a uma queda de 6% nas receitas. Neste contexto, a GfK projeta o aumento da divergência global em 2024, sendo que o PIB nacional está a abrandar em países na China e nos Estados Unidos em relação a 2023, mas continua a crescer em regiões como a Índia.
  • Descida da inflação: com a previsão da descida da inflação em 2024, a GfK acredita que a confiança dos consumidores aumentará numa escala mundial. Ainda assim, as elevadas taxas de juro poderão ser um entrave ao investimento para consumidores e empresas.
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