Estudo revela que 77% dos trabalhadores estarão dispostos a confiar inteiramente na inteligência artificial (IA) para realizar tarefas de forma autónoma
Tudo está a encaminhar-se para um futuro de Inteligência Artificial (IA) autónoma, sobretudo dado o investimento realizado no conhecimento e na formação que, por sua vez, gera mais autonomia e confiança. O novo relatório da Salesforce indica que, a nível global, 77% dos trabalhadores vão acabar por confiar na IA para operar inteiramente por si própria. À medida que a tecnologia avança, os profissionais sentem-se cada vez mais à vontade em realizar quase metade das suas tarefas de trabalho em conjunto com a IA. Segundo a nova pesquisa, os trabalhadores começam a transferir para a IA tarefas que lhes permitem poupar tempo. Como é o caso de escrever código, descobrir insights de dados e redigir comunicações escritas. Os líderes já transferem para a IA 51% do seu trabalho, em maior percentagem do que os colaboradores que confiam 40%. No entanto, os profissionais não delegam todas as tarefas para a IA. Funções como integração, formação e manutenção de dados seguros continuam a ser supervisionadas por humanos. Nesse sentido, o envolvimento e a capacitação humana podem abrir caminho para um futuro de IA autónoma. “Os profissionais estão entusiasmados com um futuro impulsionado pela IA e a investigação mostra-nos que o envolvimento humano pode ajudar-nos a lá chegar. Ao capacitar os humanos no comando dos atuais sistemas de IA, podemos construir confiança e impulsionar a adoção – permitindo aos trabalhadores desbloquear tudo o que a IA tem para oferecer”, refere Paula Goldman, Chief Ethical and Humane Use Officer da Salesforce, em comunicado. O novo relatório contou com entrevistas de cerca de seis mil pessoas em todo o mundo, onde também apresentaram algumas preocupações com a IA. As principais surgem pela falta de compreensão, já que 54% dos trabalhadores, a nível global, afirma não saber como a IA é implementada ou gerida no seu local de trabalho. Os dados indicam a importância da formação, visto que 62% dos trabalhadores afirma que mais oportunidades de desenvolvimento de competências aumentaria a sua confiança na IA. |