Estudo da GfK prevê uma desaceleração em 2022, depois de um 2021 onde se registou crescimentos de 12% em receitas
Após um ano recorde para o mercado global de bens tecnológicos, com um crescimento de 12% em receitas em 2021, a GfK prevê uma desaceleração em 2022. Nos dois primeiros meses do ano, as receitas já caíram 3% em relação ao mesmo período do ano passado. O contexto pandémico trouxe oportunidades para este mercado a nível global, pois os consumidores passaram mais tempo em casa, inclusive a trabalhar remotamente, e investiram no seu conforto. No final do ano passado, contudo, os especialistas da GfK previram que esta tendência não continuaria em 2022, devido ao alívio das restrições da pandemia, à pressão sobre as cadeias de distribuição e a uma saturação da procura. Desde o início de 2022, os itens mais procurados pelos consumidores são produtos e dispositivos inovadores, como aspiradores robot com estações de carregamento - que começaram o ano com um aumento de 182% nas receitas em comparação com o mesmo período do ano passado -, notebooks ultrafinos (+7%) e televisões com tela superior a 65 polegadas (+13%) que registaram crescimentos acima da média. Os dispositivos que simplificam a vida dos consumidores também tiveram um início de ano bem-sucedido. A tendência de simplificação é evidente em produtos domésticos inteligentes, com os produtos de automação residencial a registarem um crescimento geral de 15% em sete países da UE (Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha, Itália e Holanda), de janeiro a fevereiro de 2022. Incluem-se, por exemplo, termostatos inteligentes para controlo automático de temperatura, sensores de movimento e detetores de incêndio que contribuem para a segurança doméstica. Outra categoria de produtos que beneficia desta tendência de simplificação são os eletrodomésticos multifuncionais: panelas elétricas com função de cozedura de arroz, máquinas de lavar-secar ou minifornos com função de vapor, registaram taxas de crescimento acima da média nos primeiros dois meses de 2022 e melhoraram a sua posição no mercado, em comparação com o mesmo período do ano passado. Estes dispositivos multifuncionais são particularmente relevantes em áreas metropolitanas, onde os consumidores desejam aproveitar ao máximo o espaço limitado disponível. Acelerado pela pandemia, o comportamento de compra dos consumidores também mudou, em particular, a importância da utilização da internet para compras. De acordo com dados globais da gfknewron Consumer, 62% dos consumidores já usam plataformas online e offline para pesquisar informações antes de comprarem um novo dispositivo. A atenção dada a reviews de produtos aumentou a uma taxa acima da média, especialmente, quando se trata de comprar um novo dispositivo tecnológico. Os consumidores são agora mais inteligentes e mais bem informados, mas também mais seletivos. As recomendações têm maior relevância e uma enorme influência sobre a forma como o consumidor compra no futuro. Ao mesmo tempo, a curta duração do processo de compra, com apenas alguns dias entre a pesquisa e a compra efetiva, apresenta desafios para vendedores e fabricantes que devem, cada vez mais, apostar numa estratégia omnicanal que junte as suas atividades online e offline, no momento certo e com a mensagem certa para conquistar os consumidores |