Menos de metade das iniciativas digitais atingem objetivos comerciais

Um novo estudo destaca a importância da necessidade de priorizar os investimentos em cibersegurança, IA e análise de dados

Menos de metade das iniciativas digitais atingem objetivos comerciais

Segundo um novo inquérito da Gartner, em média, apenas 48% das iniciativas digitais atingem ou ultrapassam os objetivos de resultados comerciais. Um grupo de Chief Information Officer e líderes executivos fora das IT (CxO), conhecido como “Digital Vanguard”, tem a taxa mais elevada, em que 71% das iniciativas digitais cumprem ou excedem os objetivos de resultados.

Esta vanguarda digital distingue-se do resto dos CIO e CxO porque é coproprietária da entrega digital”, refere Raf Gelders, VP Research na Gartner. “Os CIO e CxO são igualmente responsáveis, responsabilizados e envolvidos no fornecimento das soluções digitais de que as suas empresas necessitam. Trata-se de um afastamento radical do paradigma tradicional de fornecimento de IT e ‘patrocínio de projetos’ empresariais que predomina na maioria das empresas”.

De acordo com o inquérito, mais de 80% dos CIO da região EMEA declararam que esperam aumentar os seus investimentos em cibersegurança, Inteligência Artificial (IA)/IA generativa e business intelligence e análise de dados em 2025.

No entanto, 43% dos CIO esperam diminuir os investimentos em infraestruturas antigas e tecnologias de centros de dados. Esta tendência que se tornou mais comum nos últimos anos, principalmente devido à migração para soluções baseadas na cloud. Isto em comparação com 33% que referiram que esperam aumentar este investimento, o que pode ser atribuído às empresas que adquiriram infraestrutura local para experimentar e produzir soluções de IA generativa.

Apenas 14% dos CIO da EMEA questionados dão prioridade à criação de uma força de trabalho tecnológica em toda a empresa em 2025. Isto irá limitar a capacidade da empresa de obter o máximo dos investimentos digitais, condenando-as a perpetuar o baixo número de iniciativas digitais que cumprem ou excedem os objetivos comerciais.

Além disso, apenas 19% dos CIO afirmam que vão dar prioridade à partilha de liderança tecnológica com outras áreas de negócio, uma necessidade fundamental para fazer crescer a vanguarda digital.

Para se tornaram uma vanguarda digital, os CIO da região EMEA precisam de dar prioridade a quatro áreas – tornar as plataformas digitais fáceis para que a força de trabalho crie soluções digitais; ensinar-lhes as interdependências entre a tecnologia e o negócio; ajudar os líderes empresariais a tornarem-se líderes de inovação no digital; e expandir as competências digitais para além do departamento de IT”, declara Daniel Sanchez-Reina, VP Analyst da Gartner.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.