A maioria dos retalhistas europeus (91 por cento) estimam que ao potenciarem as ferramentas de analytics de Big Data, durante os próximos dois anos, conseguirão impulsionar um maior envolvimento dos consumidores
O estudo da Xerox, realizado pela Forrester Consulting, revelou ainda que praticamente 60 por cento das empresas estão focadas no desenvolvimento de ofertas mais objetivas e personalizadas para o cliente, como forma de gerar mais oportunidades de negócio. Desta forma, 43 por cento das organizações de retalho e de consumo pretendem utilizar a análise inteligente de dados para desenvolver ofertas e ações de marketing em tempo real, contextualizadas e segmentadas. Para tal, as organizações encontram-se já a adoptar medidas que pretendem melhorar o envolvimento com o consumidor, ao oferecer uma "visão única" através de vários canais. Assim, 53 por cento das empresas vão incorporar mais informação dos clientes nos seus contact centers, de forma a garantir que os agentes que lidam com os clientes ao telefone disponham de informação mais relevante para gerar novas oportunidades de respostas e de negócio, enquanto 51 por cento pretendem utilizar a análise do Big Data para combinar melhor os processos de compra em todos os canais, o que significa que os compradores encontram as mesmas informações e ofertas de produtos independentemente se estão a fazer compras na loja física, online ou através de redes "As organizações reconhecem o valor da informação, como forma de ajudar o negócio a O estudo salienta também um ponto relevante para as marcas: o que pensam os consumidores sobre a utilização dos dados pessoais. Neste sentido, revela que apenas um em cada cinco consumidores se sente confortável com o facto de as marcas fazerem uso da sua informação pessoal, enquanto 68 por cento dos consumidores espera uma personalização básica em serviços, nomeadamente o das telecomunicações e tecnologia. Estes resultados foram obtidos a partir de 70 grandes empresas de retalho e de consumo, inquiridas como parte da pesquisa mais ampla realizada pela Xerox, intitulado ‘Big Data in Western Europe Today’. Neste estudo, foram analisadas as oportunidades que incorporam a estratégia da Big Data para um mix do mercado de retalho para fornecer mais ofertas que o comprador realmente pretenda ver. |