Estudo revela que 72% dos profissionais de marketing em Portugal já está a utiliza inteligência artificial nos seus fluxos de trabalho
A Salesforce apresentou os dados da nova edição do relatório “State of Marketing”, com insights de mais de 4.800 líderes de marketing em 29 países, incluindo Portugal. A nível nacional, 72% dos profissionais de marketing já estão a experimentar ou já implementaram totalmente Inteligência Artificial (IA) nos seus fluxos de trabalho. O relatório engloba as mais recentes tendências sobre como os profissionais de marketing estão a avaliar e a implementar a IA nas suas operações; abordando estratégias de aquisição, manutenção e aplicação de dados; e garantindo a confiança e a segurança do cliente à medida que as vulnerabilidades aumentam. Diz o relatório que os profissionais de marketing estão a evoluir as suas práticas num cenário altamente competitivo. Recorrem à IA – tanto generativa como preditiva – para ajudar a personalizar em grande escala e a aumentar a eficiência. Numa escala global, implementar/tirar partido da IA é a principal prioridade dos profissionais de marketing, assim como o seu maior desafio. Já localmente, implementar/tirar partido da IA, também é a prioridade número um dos profissionais de marketing em Portugal, enquanto o principal desafio é a dificuldade na implementação da tecnologia. As empresas lutam há muito para conectar pontos de dados díspares, de forma a criar experiências consistentes e personalizadas nas jornadas dos clientes. No entanto, à medida que os cookies de terceiros são depreciados e a IA prolifera, essa missão torna-se cada vez mais crítica – e desafiante. Apenas 38% dos profissionais de marketing em Portugal estão totalmente satisfeitos com sua capacidade de unificar fontes de dados de clientes. 52% dos profissionais de marketing em Portugal têm acesso a dados em tempo real para executar uma campanha. Mas 75% precisam da ajuda do departamento de TI para fazê-lo. Os profissionais de marketing em Portugal usam em média oito táticas diferentes para recolher dados, sendo os dados de atendimento ao cliente a mais comum. Os profissionais de marketing pretendem aplicar a IA com sucesso nas suas operações com os dados corretos, mas estão preocupados com a segurança. 72% dos profissionais de marketing em Portugal já estão a experimentar ou já implementaram totalmente IA nos seus fluxos de trabalho. A implementação de IA também é um ponto de diferenciação: as equipas de marketing de alto desempenho têm quatro vezes mais probabilidade do que as de baixo desempenho de implementarem totalmente a IA nas suas operações. Os três casos de uso de IA mais populares entre os profissionais de marketing em Portugal são, primeiro, personalizar a jornada do cliente em todos os canais, em segundo lugar automatizar as interações com o cliente e, em terceiro, obter análises de desempenho. Para dar resposta às crescentes expectativas dos clientes em relação à personalização, os profissionais de marketing estão a ir além das amplas segmentações de público, como a localização ou a idade, para identificadores mais específicos, como preferências individuais ou interações anteriores. Também há uma diferença entre como as equipas de marketing de maior e menor desempenho se adaptam. Os profissionais de elevado desempenho em Portugal personalizam totalmente uma média de cinco canais, em comparação com os de baixo desempenho que personalizam totalmente em três. “Estamos numa nova era de IA, catalisada pela corrida do ouro generativo, e os profissionais de marketing estão a liderar o processo, adotando rápidos avanços na tecnologia para se conectarem melhor com os clientes e potenciais clientes. Uma base sólida de dados será fundamental para o sucesso da IA para os profissionais de marketing, à medida que trabalham para reunir e unificar os dados dos clientes para ativação em tempo real”, refere Ariel Kelman, Diretor de Marketing da Salesforce, em comunicado. |