Maioria das empresas europeias de IT já integraram agentes de IA

A maioria das empresas de IT na Europa está a adotar agentes de IA, mas enfrenta grandes desafios na integração de dados entre sistemas

Maioria das empresas europeias de IT já integraram agentes de IA

De acordo com os resultados da edição mais recente do Mulesoft Connectivity Benchmark Report, a maioria das empresas líderes de IT na Europa (96%) já implementaram ou planeiam implementar agentes de Inteligência Artificial (IA) nos próximos dois anos. No entanto, 94% dos inquiridos têm dificuldade em integrar dados entre sistemas e apenas 32% das aplicações encontram-se ligadas dentro das empresas.

Os resultados dos agentes de IA dependem de dados conectados que permitem uma compreensão do contexto e das nuances nas consultas dos utilizadores. Estes agentes reúnem dados estruturados e não estruturados, provenientes de diferentes fontes.

Enquanto mão-de-obra digital ilimitada, os agentes de IA estão preparados para transformarem as empresas. Vemos previsões de novos níveis de eficiência e produtividade com a força de trabalho unificada entre humanos e agentes. No entanto, para desbloquear esta nova capacidade, a integração e as API são essenciais para construir uma base pronta para o agente. Os agentes dependem de dados unificados e ações empresariais, capacitados por integração e automatização, para fornecerem respostas precisas e de confiança, executando tarefas complexas em várias etapas”, refere Andrew Comstock, Senior Vice President and General Manager da MuleSoft.

A procura crescente por tecnologia está a pressionar as equipas de IT, que já lutam para manter os sistemas atuais, a satisfazer a nova procura por soluções de IA. Em 2024, a percentagem de projetos entregues fora do prazo aumentou para 29%, e 81% dos líderes europeus de IT esperam que as cargas de trabalho aumentem no futuro. Para responder a esta procura, os líderes empresariais europeus de IT gastaram, em média, 19,3 milhões de dólares em 2024, um aumento de 69% em relação a 2023.

Os agentes de IA e as soluções de integração oferecem uma oportunidade para melhorar a produtividade e reduzir custos. A maioria dos líderes europeus de IT acredita que a IA vai aumentar a produtividade dos programadores nos próximos três anos. De acordo com o estudo, cerca de 39% do tempo da equipa de IT é gasto em novas integrações personalizadas, algo que é possível automatizar com a ferramenta certa. No entanto, as infraestruturas e os silos de dados estão a prejudicar a eficácia dos agentes de IA, com 85% dos líderes a afirmar que os silos de dados criam desafios empresariais.

Segundo o relatório, as API e a conectividade podem melhorar o desempenho das IT e dos agentes de IA. Ao alinhar as estratégias de integração e IA, as empresas podem simplificar as infraestruturas de dados, o que permite que os agentes de inteligência artificial acedam a dados críticos e específicos do negócio. Empresas de utilizam API relatam benefícios como aumento da produtividade, inovação e rapidez no atendimento das exigências do negócio. De acordo com o estudo, quase 39% da receita das empresas é gerada a partir de API e implementações relacionadas com API, sendo este número ainda maior nas organizações que utilizam agentes de IA.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.