A Gartner indica que as novas iniciativas tecnológicas de marketing vão exigir nova abordagem por parte das TI, que terá de focar-se na agilidade e rapidez, ao invés da segurança e coerência.
A consultora prevê, no entanto, que em 2018 apenas 25 por cento dos líderes de aplicações de TI que fornecem suporte ao marketing irão centrar a sua estratégia de TI na celeridade. "O marketing sempre foi uma área focada na inovação e na diferenciação competitiva. Contudo, as novas tendências técnicas para o social, o mobile, o Big Data e a IoT abriram uma panóplia de novas ideias e oportunidades para os marketeers", refere Kimberly Collins, research vice president da Gartner. "A velocidade e agilidade organizacionais tanto do departamento de negócios como de TI necessitam de testar novas ideias e inovações para se manterem ao ritmo das alterações do mercado. O ritmo de TI que oferece novas soluções, ou suporta implementações já existentes, deve ser o mesmo pelo qual os colegas do marketing operam". Para a Gartner, é imperativo que os líderes de TI criem uma estrutura sobre a qual os marketeers sejam capazes de testar e experimentar novas ideias e inovações. Os líderes de marketing poderão, deste modo, tornar-se capazes de inovar mais rapidamente, enquanto delineiam soluções técnicas que lhes permitam integrar outras implementações de marketing, através do amadurecimento das suas competências. Aliás, segundo a Gartner, em 2018 as TI vão ter um peso de cerca de 50 por cento sobre as decisões de aplicaçao do social marketing, um aumento considerável face aos atuais 30 por cento. Até 2019, a Gartner estima que irá faltar a 90 por cento dos grandes fabricantes de aplicações de marketing uma solução de marketing completa integrada. Muitos desses fabricantes estão a vender as suas clouds de marketing- o que é geralmente assimilado pelos clientes como uma série de tecnologias integradas, oferecidas dentro de uma plataforma comum, com base no modelo software-as-a-service (SaaS). Contudo, na realidade muitas destas aquisições ficam armazenadas em silos, em divisões separadas dentro da organização, e com uma integração limitada. Muitos destes fabricantes tentam contornar o departamento de TI para conseguirem vender soluções diretamente ao marketing, mas é fundamental que os líderes de TI estejam envolvidos nestas questões desde o início. À medida que o Big Data e o mobile exercem mais influência sobre o marketing, geram também mais oportunidades para as empresas envolverem os seus clientes no negócio. Porém, os orçamentos dedicados ao marketing não estão a crescer ao mesmo ritmo. Para a Gartner, é fundamental que estes sejam alocados e otimizados segundo a performance do marketing, mais do que nunca. |