Quem o diz é a SAP que, num estudo realizado em conjunto com a Oxford Economics, concluiu que as empresas líderes que completaram projetos de transformação digital abrangendo toda a organização reportaram um incremento significativo do compromisso (engagement) dos seus colaboradores, em comparação com aquelas organizações cujas iniciativas foram mais limitadas
De acordo com os resultados do estudo, 64% dos executivos que implementaram iniciativas digitais de largo espectro afirmam que os colaboradores estão mais comprometidos, ao passo que este facto é referido somente por 20% das organizações que avançaram para projetos de transformação digital em áreas de negócio específicas ou de abrangência limitada. Outra das conclusões é que o êxito da transformação digital depende das pessoas, destacando-se assim a importância de investimento na força de trabalho e no seu desempenho. Intitulado “4 Ways Leaders Set Themselves Apart”, o estudo da SAP e da Oxford Economics inquiriu mais de três mil decidires de negócio com o objetivo de apurar quais as prioridades dos seus projetos de transformação digital. Os resultados mostram diferenças consideráveis entre as organizações que completaram projetos de transformação digital e aquelas que ainda não adotaram estratégias digitais: 83% das empresas líderes em transformação digital esperam que a digitalização mude a gestão de talento nos próximos dois anos. Esta percentagem reduz-se para 37% no caso das organizações que ainda não iniciaram a transformação digital. Os entrevistados que completaram projetos de transformação digital transversalmente à sua organização têm uma visão mais clara do benefício potencial dos seus processos de Recursos Humanos, com 71% a referir que a digitalização facilitará a atração e a retenção dos melhores talentos, em comparação com os 54% manifestado pelos restantes participantes. Cerca de 52% das empresas que passaram por projetos de transformação digital afirmam que planeiam nos próximos dois anos criar funções novas, fazendo refletir os imperativos tecnológicos na sua força de trabalho, face aos 32% no caso das empresas que ainda não realizaram qualquer transformação digital. Além destas conclusões, o estudo demonstra que cerca de um terço das empresas mundiais acreditam que a gestão e o desenvolvimento do talento são os principais impulsionadores do crescimento digital. Cerca de 31% concorda que o investimento nas competências digitais dos colaboradores será o fator mais importante no incremento da receita nos próximos anos. O setor bancário foi o que demonstrou o maior compromisso no investimento em competências digitais nos próximos dois anos. Cerca de 48% dos auscultados classificaram-no como o fator mais importante para impulsionar o crescimento da rentabilidade, enquanto 45% do setor de serviços profissionais avaliaram a melhoria do compromisso dos colaboradores como o principal fator para o aumento do lucro. O estudo mostra ainda que o compromisso com a transformação digital vale a pena. Em comparação com outras empresas pesquisadas, as empresas líderes digitais registam hoje um maior crescimento da receita e da rentabilidade - e esperam que essa vantagem se mantenha nos próximos dois anos. De facto, as empresas na liderança da digitalização esperam um crescimento das receitas em mais 23% que todos os outros nos próximos dois anos, além de que 80% destas empresas dizem que os esforços de transformação aumentaram a sua rentabilidade contra 53% dos restantes. |