O objetivo é existir uma partilha de informações sobre os dados referentes à formação profissional desenvolvida pela rede de Centros do IEFP
Para que a comunicação dos dados seja possível, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P., tutelado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação, serviço tutelado pelo Ministério da Educação, terão os seus sistemas interligados, com o objetivo de simplificar a partilha de dados.
A ligação entre o SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa e o SGFOR – Sistema de Gestão da Formação do IEFP, I.P. já se encontra em vigor, pretendendo ultrapassar uma ineficiência de anos na emissão e entrega de diplomas e certificados de formação, em particular na formação para adultos, e de circulação de informação nesta área.
A comunicação dos dados visa reduzir a carga administrativa dos serviços, assim como ter a oferta formativa sempre atualizada e obter dados estatísticos integrados e atualizados. Os cidadãos terão também ao seu dispor a possibilidade de adquirirem um histórico sobre os percursos de qualificação integrados numa única plataforma, permitindo que o Sistema Nacional de Qualificações tenha uma maior integração e articulação, com volume de dados estatísticos superior.
Esta nova valência técnica de sistemas de informação, partilhada pelos serviços indicados, pretende contribuir para um melhor e mais eficiente serviço prestado ao cidadão.