Gestores consideram que benefícios vão superar os riscos associados à IA Generativa

Chatbots, design de produtos e serviços e a experiência do cliente são as ferramentas de IA generativa eleitas mais relevantes pelas empresas

Gestores consideram que benefícios vão superar os riscos associados à IA Generativa

Segundo o novo estudo do Research Institute da Capgemini, “Harnessing the value of generative AI: Top use cases across industries”, 70% dos gestores defende que a Inteligência Artificial (IA) generativa vai possibilitar a expansão do papel até aqui desempenhado nas suas empresas pelos profissionais do conhecimento. O estudo, que analisa o impacto da IA generativa nas empresas de todos os setores, constata que este é um dos principais assuntos no topo das agendas nas reuniões de board (96%).

Apesar dos riscos associados à IA generativa, como a violação dos direitos de autor e o aumento dos ciberataques, 74% dos gestores acreditam que os benefícios vão sobrepor-se aos riscos. 

Por sua vez, 21% preveem disrupções nos seus setores de atividade, sendo que 40% das empresas já criaram equipas e orçamentos para a adoção desta tecnologia, e 49% pensa fazê-lo nos próximos 12 meses.

O recurso a chatbots para a automatização do atendimento ao cliente e a melhoria da gestão do conhecimento (83%) é uma das ferramentas indicadas pelos gestores como mais relevante. Para além disso, muitos acreditam que a IA irá aumentar a eficiência (78%) e a acessibilidade (76%) da criação de produtos e serviços, bem como criar experiências do cliente mais interativas, envolventes (71%) e com um suporte mais personalizado, permitindo assim melhorar o atendimento ao cliente (67%).

Nos próximos três anos, os gestores estimam que a implementação bem-sucedida da IA generativa irá trazer mais e novas vantagens, particularmente o aumento das vendas em 8% e a redução dos custos em 7%.

A maioria dos gestores (67%) acreditam que é nas funções de Tecnologias de Informação (TI) que reside o maior potencial da IA generativa. Seguem-se as vendas (54%) e o marketing & comunicação (48%) como as áreas que podem ser mais valorizadas com a sua integração.

Quase 80% das empresas está consciente da necessidade e importância da sustentabilidade na IA generativa, sendo que 78% tem em conta que esta pode ter uma pegada de carbono superior à dos programas tradicionais de TI.

“A IA generativa é uma força transformacional na inovação dentro das empresas, que contribui para acelerar os casos de uso específicos de cada setor e para criar mais valor. É por isso que está no topo das agendas de praticamente todas as grandes empresas,” afirma Franck Greverie, Chief Portfolio Officer da Capgemini e Executive Board Member do Grupo. 

O responsável acrescenta também que “embora a IA generativa possa trazer inúmeros benefícios para as empresas e para os seus colaboradores, será fundamental que se adote uma abordagem centrada no ser humano, enquanto a tecnologia é adaptada a cada situação e são implementados o seu enquadramento e as regras de funcionamento necessárias. Só assim será possível manter os níveis de confiança no local de trabalho.”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.