Chatbots, design de produtos e serviços e a experiência do cliente são as ferramentas de IA generativa eleitas mais relevantes pelas empresas
Segundo o novo estudo do Research Institute da Capgemini, “Harnessing the value of generative AI: Top use cases across industries”, 70% dos gestores defende que a Inteligência Artificial (IA) generativa vai possibilitar a expansão do papel até aqui desempenhado nas suas empresas pelos profissionais do conhecimento. O estudo, que analisa o impacto da IA generativa nas empresas de todos os setores, constata que este é um dos principais assuntos no topo das agendas nas reuniões de board (96%). Apesar dos riscos associados à IA generativa, como a violação dos direitos de autor e o aumento dos ciberataques, 74% dos gestores acreditam que os benefícios vão sobrepor-se aos riscos. Por sua vez, 21% preveem disrupções nos seus setores de atividade, sendo que 40% das empresas já criaram equipas e orçamentos para a adoção desta tecnologia, e 49% pensa fazê-lo nos próximos 12 meses. O recurso a chatbots para a automatização do atendimento ao cliente e a melhoria da gestão do conhecimento (83%) é uma das ferramentas indicadas pelos gestores como mais relevante. Para além disso, muitos acreditam que a IA irá aumentar a eficiência (78%) e a acessibilidade (76%) da criação de produtos e serviços, bem como criar experiências do cliente mais interativas, envolventes (71%) e com um suporte mais personalizado, permitindo assim melhorar o atendimento ao cliente (67%). Nos próximos três anos, os gestores estimam que a implementação bem-sucedida da IA generativa irá trazer mais e novas vantagens, particularmente o aumento das vendas em 8% e a redução dos custos em 7%. A maioria dos gestores (67%) acreditam que é nas funções de Tecnologias de Informação (TI) que reside o maior potencial da IA generativa. Seguem-se as vendas (54%) e o marketing & comunicação (48%) como as áreas que podem ser mais valorizadas com a sua integração. Quase 80% das empresas está consciente da necessidade e importância da sustentabilidade na IA generativa, sendo que 78% tem em conta que esta pode ter uma pegada de carbono superior à dos programas tradicionais de TI. “A IA generativa é uma força transformacional na inovação dentro das empresas, que contribui para acelerar os casos de uso específicos de cada setor e para criar mais valor. É por isso que está no topo das agendas de praticamente todas as grandes empresas,” afirma Franck Greverie, Chief Portfolio Officer da Capgemini e Executive Board Member do Grupo. O responsável acrescenta também que “embora a IA generativa possa trazer inúmeros benefícios para as empresas e para os seus colaboradores, será fundamental que se adote uma abordagem centrada no ser humano, enquanto a tecnologia é adaptada a cada situação e são implementados o seu enquadramento e as regras de funcionamento necessárias. Só assim será possível manter os níveis de confiança no local de trabalho.” |