O estudo 2018 Gartner CIO Agenda Survey concluiu que a adoção de novas tecnologias levará o papel do CIO para lá do IT, com maior foco no próprio negócio e em resultados comerciais
A digitalização e a inovação tecnológica estão a mudar a natureza do trabalho do CIO. Os líderes estão a ampliar rapidamente os seus negócios digitais, tornando o resto deste ano e 2018 num momento decisivo para os CIOs que não querem ser deixados para trás. O inquérito anual da Gartner a CIOs mostrou que o papel do CIO está em transição, passando de executivo de desempenho para executivo de negócios, desde o controlo de custos e desenvolvimento de processos até à geração de receitas e capitalização de dados. Os analistas da Gartner apresentaram os resultados do estudo durante o Gartner Symposium/ITxpo, a decorrer em Orlando, nos EUA, até dia 5 de outubro. O 2018 Gartner CIO Agenda Survey reuniu dados de um número recorde de 3.160 CIOs entrevistados em 98 países e de todas as maiores indústrias, representando aproximadamente 13 biliões de dólares ($13 trillion) em orçamentos de receitas/setor público e 277 mil milhões em gastos com IT. Os resultados do estudo mostram que 95% dos CIOs prevêm que o seu papel mude ou seja reconfigurado devido à digitalização. Enquanto a gestão de desempenho de IT é um dado adquirido, é também um tópico que ocupará cada vez menos tempo do CIO. Os inquiridos acreditam que as duas maiores transformações no papel do CIO serão tornar-se um líder de mudança e assumir responsabilidades e competências maiores e mais abrangentes. Inevitavelmente, o trabalho do CIO estender-se-á para além das funções tradicionais de desempenho, para outras áreas do negócio, como a gestão da inovação e o desenvolvimento de talentos.
Resposta às tendênciasO estudo mostrou que a maioria dos CIOs consideram que as tendências tecnológicas, especificamente a cibersegurança e a inteligência artificial (IA), irão mudar significativamente a forma como trabalham no futuro próximo. A cibersegurança continua a ameaçar o panorama global para 2018, e 95% dos CIOs entrevistados previram que as ameaças à cibersegurança aumentem e afetem as suas organizações. Segundo Rowsell-Jones, analista da Gartner, os "CIO estão a adotar cada vez mais a IA" e a colocá-la, numa fase inicial, ao serviço de uma experiência do cliente superior ou para combater a fraude. Os inquiridos nomearam a IA, seguida pela segurança digital e pela Internet of Things, como as tecnologias mais problemáticas de implementar. Os entrevistados concordam que o problema mais comum é o facto destas tecnologias, particularmente a IA, exigirem novas competências, algumas das quais difíceis de encontrar. O estudo descobriu que o crescimento é a prioridade número um dos CIO para 2018, conforme relatado por 26% dos entrevistados. O recurso a produtos e serviços digitalizados deverá gerar novas formas de receita, valor para o negócio e maior envolvimento com os clientes.
Definir o papel: o CIO para além do ITPelo menos 84% dos principais CIO inquiridos são responsáveis por áreas do negócio fora do IT tradicional. Os mais comuns são a inovação e a transformação. Quando questionados sobre os seus critérios de sucesso, os CIO de topo relatam que já se encontram perto da divisão ideal, onde um maior foco dos seus critérios de performance está nos resultados comerciais e não na prestação do IT. De acordo com as respostas dos CIO de topo, o equilíbrio ideal está em 56% dos critérios relacionadas com resultados comerciais –como o crescimento de receita, margens de negócios e influência na estratégia de negócios – e 44% relacionados com a prestação do IT. O inquérito descobriu que os CIO gastam mais tempo nos elementos executivos de negócio em comparação com há três anos atrás. Na verdade, os CIO das organizações de melhor desempenho estão a gastar até quatro dias mais em liderança executiva. Quanto mais maduro é o negócio digital de uma organização, mais provável é que o CIO preste contas ao CEO. Num desvio em relação a pesquisas anteriores, os entrevistados foram convidados a nomear as principais tecnologias de diferenciação (em anos anteriores, foram questionados sobre os níveis de investimento). O business inteligence e a analítica continuam no topo da lista, tendo os profissionais mais competentes maior probabilidade de os consideram estratégicos.
Implementar o novo papel do CIOCerca de 80% dos CIOs relatam que o negócio digital está a tornar a suas organizações de IT mais "change-ready", o que sugere que este é um bom momento para implementar mudanças nas organizações de IT e, por outro lado, deverá também facilitar a transição para o novo papel do CIO. A primeira parte do novo papel do CIO é desenvolver a força necessária para escalar o negócio digital da empresa através do suporte ao ecossistema digital. Isto implica contratar novos recursos para implementação das estruturas de equipa digital corretas. Alguns CIO favorecem uma equipa digital separada, enquanto outros fazem da digitalização parte do dia de trabalho do IT e da organização. No entanto, 71% dos profissionais de topo dispõem de uma equipa digital separada para os ajudar a escalar os seus esforços de digitalização. A enfoque mais comum para essas equipas é prestar contas ao CIO, embora a principal diferença entre os profissionais de topo e os seus pares esteja na relação de prestação de contas ao CEO nestas equipas. "Os efeito da digitalização são profundos". O impacto no papel do CIO e do IT, em si, não deve ser subestimado", realça Rowsell-Jones. "Neste novo mundo, o sucesso do CIO não se baseia no que constrói, mas nos serviços que integra. O IT empresarial passará de produtor a comprador, e o CIO tornar-se-á no maestro da orquestração de serviços. A maior revelação, no entanto, é a de que tudo isto está já hoje a acontecer. Os CIO devem começar a escalar o seu negócio digital e socorrer-se dele para mudarem as suas próprias funções. |