Executivos C-suite com visão positiva de crescimento, mas concorrência e instabilidade são desafios

A maioria dos executivos C-suite mantém-se otimista quanto ao crescimento das suas empresas, apesar de desafios significativos como a concorrência e a instabilidade geopolítica

Executivos C-suite com visão positiva de crescimento, mas concorrência e instabilidade são desafios

A Forvis Mazars Group apresentou os resultados do seu mais recente barómetro C-suite. O estudo revela que a maioria dos executivos C-suite tem uma perspetiva positiva quanto ao crescimento das suas empresas, mas ainda enfrenta desafios significativos.

Os resultados do estudo indicam que o aumento da concorrência e a instabilidade geopolítica a nível mundial são os fatores que mais impactam as organizações e podem travar o crescimento.

O relatório reúne a visão de mais de 1.700 executivos C-suite, em mais de 35 países e territórios. Embora os líderes continuem focados em lidar com os fatores que podem afetar os seus negócios — como tendências económicas (39%), inovação e transformação empresarial (33%) e tecnologia emergente (31%) —, 43% considera as tecnologias de informação como a chave para a transformação e o crescimento, colocando-as no topo das suas prioridades estratégicas.

Segundo o estudo, os líderes continuam empenhados em planos de expansão internacional e em estratégias de retenção de talento, que desempenharão um papel fundamental na redefinição das organizações e na criação de novas oportunidades de crescimento.

O atual panorama económico e geopolítico traz desafios crescentes ao regular doing business das empresas. A agilidade, a adaptabilidade e a menor resistência à mudança são hoje, mais do que chavões, sinónimos da necessidade de compreender o ambiente exigente em que vivemos. São, por isso, fundamentais para qualquer empresa que pretenda manter a sua competitividade e ambicionar um crescimento sustentado. As empresas que se revelem ágeis e rápidas na implementação dessa adaptação terão sempre uma vantagem competitiva, permitindo encarar o atual contexto com positividade e confiança”, afirma Sérgio Santos Pereira, Country Managing Partner da Forvis Mazars em Portugal.

De acordo com o relatório, a transformação digital das IT mantém-se como uma prioridade estratégica, com 43% dos líderes a colocá-la no topo da agenda e 85% confiantes no retorno do investimento. A Inteligência Artificial (IA) generativa destaca-se, com 91% das organizações já a implementar estratégias, especialmente focadas na otimização interna.

Paralelamente, a expansão internacional ganha força, com 83% dos executivos a planear entrar em novos mercados. Os destinos mais procurados são o Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos da América, China e Canadá. No entanto, os desafios incluem a regulamentação e a adaptação local, especialmente para empresas do Médio Oriente e da América Latina.

O talento humano continua a ser essencial para o crescimento organizacional, sendo a atração e retenção de talento uma prioridade. No entanto, 43% das empresas enfrentam dificuldades no recrutamento, especialmente para perfis iniciais e intermédios. Para responder a este desafio, as organizações estão a reforçar estratégias para captar e manter profissionais qualificados, reconhecendo que as pessoas são essenciais para a competitividade.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

IT INSIGHT Nº 54 Março 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.