Um estudo da Accenture indica que um pequeno grupo de empresas está a adotar uma estratégia de Total Enterprise Reinvention alimentada pelos avanços em tecnologias como IA e cloud
O ambiente volátil que se vive atualmente levou a que um pequeno grupo de empresas adotasse uma estratégia de Total Enterprise Reinvention – a qual inclui novas tecnologias e formas de trabalho -, de modo a poderem crescer e liderar nos seus mercados. A Total Enterprise Reinvention é a estratégia alimentada pelos avanços em tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e a cloud. Atualmente, apenas 8% das empresas inquiridas são 'Reinventors', estabelecendo uma nova meta de desempenho para si próprias e, na maioria dos casos, para as suas indústrias. A sua transformação está centrada em torno de um core digital forte e de novas formas de trabalho que ajudam a otimizar as operações e a impulsionar o crescimento. Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture, revela que “após a pandemia, estes líderes encontraram uma nova estratégia que lhes permitiu mudar o rumo das suas organizações e das suas indústrias”. Julie Sweet acredita que “estes executivos estão a transformar cada parte da sua empresa para conseguir melhores resultados financeiros, inovação, maior resiliência, e criar mais valor para todas as partes interessadas”. Como parte do estudo, a Accenture integrou mais de 1.500 executivos, 75% dos quais concordaram que uma série de forças externas - particularmente o ritmo da inovação tecnológica, a mudança das preferências dos consumidores e as alterações climáticas - vão acelerar ainda mais o seu investimento na transformação digital. A maioria das empresas (86%) concentra-se na transformação de partes do seu negócio e trata a transformação como um programa finito e não como um processo contínuo. A Accenture chama a estes 'Transformers'. Os restantes seis por cento das empresas são 'Otimizers'. Estes últimos concentram-se em transformações funcionais de âmbito limitado e, nestes casos, a tecnologia não é considerada um facilitador significativo das suas transformações. No caso dos ‘Reinventors’, os benefícios financeiros são claros, uma vez que estas empresas reportam um crescimento de receitas incremental de 10%, melhorias na redução de custos em 13% e melhorias no balanço 17% mais elevadas do que os Transformers. Também proporcionam 1,3 vezes mais valor financeiro nos primeiros seis meses do que os ‘Transformadors’ - um reflexo da velocidade a que os ‘Reinventors’ operam. Além disso, dois terços dos ‘Reinventors’ dizem que a entrega da sua estratégia de reinvenção está a ser significativamente mais rápida em relação a transformações passadas, em comparação com menos de um terço dos ‘Transformers’. Jack Azagury, Diretor Executivo do grupo Accenture Strategy & Consulting, explica que “o nosso Índice Global de Disrupção, uma medida composta que abrange disrupções económicas, sociais, geopolíticas, climáticas, de consumo e tecnológicas, mostra um aumento de 200% nos últimos cinco anos”. Jack Azagury assume que “chegou o momento de as empresas adotarem uma estratégia de Total Enterprise Reinvention que hoje está disponível através da tecnologia e de novas formas de trabalho”. |