As marcas classificadas como “Genius” pela Gartner focam-se na governance de marca, na contratação de talentos com experiência em tecnologia e na melhoria da experiência do cliente
O Digital IQ Index, a classificação anual de marcas da Gartner, identifica as melhores marcas em 12 setores que atingiram o estatuto de “Genius” em 2023 e 2024. Segundo o índice anual, as marcas geniais dão prioridade à governance da marca, capitalizam os principais momentos da jornada do cliente e focam-se na contratação de talentos com experiência na área da tecnologia com vista a impulsionar a inovação. O Gartner Digital IQ Index classifica anualmente as marcas dentro de um determinado setor com base em investimentos e desempenho digital, avaliando-as em quatro dimensões digitais: website, canais de marketing digital, redes sociais e caminho até a compra. Desta forma, a consultora procura quantificar a aptidão digital e a maturidade digital de uma marca em relação aos seus pares, destacando as melhores marcas em cada setor como Genius. Este ano, 36 de 1.176 marcas analisadas receberam a categorização de Genius, que, em média, alcançaram 16,5 vezes mais tráfego no site do que os seus pares em 2023. “À medida que as melhores práticas de marketing digital evoluem constantemente, é difícil para os CMOs definirem o caminho das suas marcas para o sucesso”, afirma Matt Moorut, Director Analyst da Gartner Marketing Practice. “Ao compreender como as marcas de marketing digital de melhor desempenho do mundo se diferenciam, os líderes de marketing podem refinar as suas próprias estratégias e entregar programas que geram resultados”. Neste contexto, a Gartner indica três fatores principais que diferenciam as marcas Genius dos seus concorrentes:
|