Novo estudo indica que 98% dos líderes de IT afirmam que a Great Resignation criou lacunas de competências no seu departamento
Os desafios de aquisição de talentos de IT estão a influenciar fortemente as decisões de investimento em tecnologia. O relatório 2022 IT Leaders Pulse Report, divulgado pela MuleSoft da Salesforce, revela que quase três quartos (73%) dos líderes seniores de IT concorda que a aquisição de talentos de IT nunca foi tão difícil, e quase todos os entrevistados (98%) afirma que atrair talentos de IT influencia as escolhas de investimento em tecnologia da sua organização. O relatório revela também que os líderes de IT estão atualmente a utilizar a tecnologia para criar experiências mais centradas nas pessoas para os seus colaboradores e clientes. A maioria (86%) dos líderes seniores de IT afirma que a experiência que uma organização oferece aos seus colaboradores e clientes é tão importante como os seus produtos e serviços, e quatro em cada cinco entrevistados concorda que as tecnologias melhoradas de atendimento ao cliente (86%) e ao colaborador (85%) são críticas para que a sua organização possa ser competitiva. “Os desafios económicos estão a tornar a tecnologia ainda mais fundamental para o sucesso em todas as partes do negócio, incluindo vendas, serviços, marketing, comércio e IT”, afirma Matt McLarty, Global Field CTO da MuleSoft. “À medida que os líderes de TI se esforçam para que sejam preenchidas as vagas para dar suporte a essa procura adicional, o formato tradicional é colocado em causa. Os atuais líderes de TI devem procurar melhorias de processos mais amplas em toda a empresa, através da automação, que promovam a inovação, melhorem as experiências do utilizador e impulsionem o crescimento eficiente”, completa. Quase nove em cada dez (87%) líderes seniores de IT concorda que investir em pessoas é extremamente importante. Como resultado, a maioria dos entrevistados planeia investir na melhoria do bem-estar dos colaboradores alocados à área de IT (82%) e na qualificação (78%), ambos à frente do aumento do número de colaboradores nas IT (68%) nos próximos 12 meses. O relatório mostra que:
Embora a criação de experiências seja essencial, uma estratégia de IT e de negócios centrada nas pessoas precisa de processos eficientes para ser bem-sucedida, indicam os especialistas. Mais de metade dos líderes de IT (54%) acredita que os processos de trabalho entre as equipas de IT e de negócio podem ser melhorados de forma significativa. O relatório mostra, ainda, que:
O estudo explica que as equipas de fusão se traduzem em equipas multidisciplinares que combinam trabalhadores com tecnologia, análise ou conhecimento de domínio e que partilhem a responsabilidade pelos resultados de negócio e tecnologia. Das organizações com equipas de fusão já implementadas, 63% dos líderes seniores de IT afirmam que essas equipas têm sido bastante eficientes em ajudar os negócios a alcançar os objetivos. A capacitação através da tecnologia impulsiona o crescimento dos negócios, e as organizações estão a utilizar as melhores tecnologias para criar experiências para clientes e colaboradores. Embora essa estratégia possa aumentar a agilidade, quatro em cada cinco (81%) líderes seniores de IT concordam que essa abordagem significa que a sua organização enfrenta dificuldades com a complexidade de IT. Neste sentido, o relatório indica que:
“A atual situação económica deixa os líderes de IT sem escolha – têm de fazer mais com menos. As ferramentas existem para capacitar mais utilizadores a tornarem-se digital builders, e a ajudarem as suas organizações a crescer enquanto melhoram a eficiência. Ao automatizarem processos sempre que possível, os líderes podem obter valor mais rapidamente e acelerar a inovação”, acrescenta Matt McLarty. |