Empresas sem estratégia definida para a transformação digital

Um estudo realizado pela Fujitsu revela que os líderes de diversas empresas europeias concordam que a transformação digital é fundamental para o seu sucesso futuro. No entanto, a maioria das empresas ainda não têm uma estratégia clara para alcançar este objetivo.

Empresas sem estratégia definida para a transformação digital

O inquérito, que incorpora as visões de mais de 600 executivos de nível C e os titulares dos orçamentos TI, realizado no Reino Unido, em Espanha, na Suécia e na Alemanha, demonstra o grau de otimismo dos executivos na transformação digital.

Os inquiridos mostraram-se confiantes na capacidade da sua própria organização para fazer avançar projetos de transformação, sendo que a esmagadora maioria é a favor de que esse processo ande ainda mais depressa. Existe também um consenso generalizado sobre o facto de que, se a empresa não ser suficientemente rápida a adoptar a digitalização, isso poderá conduzir a perda de produtividade, a reduzida capacidade de resposta da empresa ao mercado e a problemas com a retenção e fidelização dos clientes.

"Quando se vai para lá do olhar superficial, o otimismo empresarial na transformação digital começa a levantar dúvidas", afirma Duncan Tait, CEO, EVP e Chefe da EMEIA da Fujitsu. "A investigação revela que apenas um em cada quatro gestores estão realmente confiantes nas suas decisões digitais, enquanto dois em cada três até admite que os seus projetos de transformação digitais são um risco."

Embora a transformação digital seja apontada como fundamental em relação à forma como as organizações criam valor para os seus clientes, a Fujitsu encontrou várias lacunas em termos de prioridades estratégicas para projetos digitais, entre elas o facto de apenas um em cada três entrevistados concordar que as prioridades digitais estão totalmente alinhadas dentro da sua organização; metade dos executivos considera a digitalização um trabalho que é preferível deixar para o departamento de TI; um em cada três líderes empresariais pensa que já existir u excesso de gastos em projectos digitais, enquanto apenas um em cada quatro está "extremamente confiante" em aconselhar as escolhas certas.

“A transformação digital é cada vez mais central para a estabilidade social e económica e, para prosperar, as empresas precisam de acelerar o ritmo a que combinam a tecnologia e as novas ideias. No entanto, a ausência de uma propriedade clara e o conflito de prioridades é uma barreira para o sucesso", sublinha Duncan Tait.

A Fujitsu define a transformação como o colmatar da desconexão digital através da integração fácil de novas experiências front-end com processos e informações ao nível operacional nuclear. Este processo é indicado como fundamental para o futuro do negócio, mas muitas empresas não estão a conseguir avaliar os riscos de tentar uma implementação que não esteja correctamente planeada.
Para serem verdadeiramente digitais, as organizações terão de estar digitalmente ativadas de forma integral, através da construção de novas experiências digitais front-end e da conexão contínua destas com os sistemas back-end e as infraestruturas que as tornam possíveis.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.