Empresas que adotaram cloud híbrida reconhecem vantagens competitivas

O estudo "Growing up Hybrid: Accelerating digital transformation", da IBM, revela que cerca de dois terços das empresas que implementaram clouds híbridas estão já a ganhar vantagens competitivas a partir desses ambientes

Empresas que adotaram cloud híbrida reconhecem vantagens competitivas

Ao mesmo tempo, as empresas que estão integradas nestes ambientes são três vezes mais propensas a tirar partido das vantagens e caraterísticas dos modelos híbridos de modo a rentabilizar os dados que possuem, ou mesmo até para a criação de novos ativos.

Esta abordagem permite que as empresas sejam mais seletivas e escolham quando utilizar a cloud ou a tradicional estrutura de TI, beneficiando das melhores funcionalidades de cada opção, dependendo de requisitos específicos, tais como a velocidade e a flexibilidade dos ambientes híbridos, ou a resiliência, a segurança e as exigências regulamentares da sua infraestrutura.

Neste estudo foram auscultadas 500 empresas que já implementaram ambientes de cloud híbrida, oriundas de 13 países e 23 indústrias diferentes. Através dos dados recolhidos, a IBM concluiu que 26 por cento dos inquiridos está a ganhar vantagens competitivas través da cloud híbrida e a conseguir gerir o seu ambiente de uma forma integrada para um maior controlo e visibilidade.

A IBM conclui também que estes líderes estão a utilizar a cloud híbrida para promoverem as suas iniciativas de "próxima geração", ou seja, estas empresas são quase três vezes mais propensas a usar a cloud híbrida para a promoção de novas ideias e têm cinco vezes mais probabilidade de estarem a usar este ambiente para tirar partido da computação cognitiva (por exemplo, inteligência preditiva e capacidades de machine learning). Finalmente, mais de um terço desses empresas já usa a cloud híbrida para promover a Internet of Things (IoT).

Cloud híbrida acelera transformação digital das organizações

Outras conclusões deste estudo mostram que 9 em cada 10 executivos garantem que a cloud híbrida é crucial para a sua estratégia de negócio e para o sucesso da empresa e 85 por cento dos líderes afirmam que esta abordagem está a acelerar a transformação digital na sua organização. Além disso, 8 em cada 10 executivos acreditam que a cloud híbrida ajuda a utilização das TI dentro da empresa; 85 por cento dos inquiridos estimam que estes ambientes promovem uma maior colaboração entre a linha de TI e a linha de negócio e cerca de 8 em cada 10 líderes estão a melhorar a segurança e a reduzir o risco com ambientes híbridos.

"Vivemos num mundo onde as empresas devem tirar partido de todos os seus recursos para terem sucesso e disponibilizarem serviços e aplicações no modelo as a service, independentemente de terem cloud pública ou privada, ou apenas a infraestrutura de TI tradicional", sublinha Laura Sanders, IBM GTS general manager, Systems Services. "Não é  surpresa, por isso, que os clientes estejam a reconhecer maior valor a partir de ambientes híbridos na obtenção de resultados de negócio e na transformação das suas empresas. É um saldo positivo de otimização, agregando flexibilidade e agilidade. O nosso objetivo continua a ser ajudar os clientes a alavancar esses recursos híbridos de forma confiável e segura".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.