De acordo com um estudo, apenas 2% das empresas estão totalmente preparadas para implementar a inteligência artificial nos seus negócios
Segundo o mais recente relatório do Infosys Knowledge Institute, as empresas em todo o mundo reconhecem o potencial da Inteligência Artificial (IA) e estão ansiosas para adotar a IA empresarial. No entanto, a maioria ainda não está preparada para integrar totalmente a IA nos seus negócios e operações devido a grandes lacunas na preparação básica. A pesquisa da Infosys destaca que muitas empresas não possuem os elementos essenciais para uma implementação bem-sucedida da IA empresarial, apesar de os executivos considerarem a inteligência artificial como a próxima revolução industrial. De acordo com o estudo, as empresas preveem um aumento médio de 15% na produtividade dos projetos atuais de IA, com algumas das empresas a antecipar ganhos de até 40%. Contudo, apenas 2% das organizações é que se encontram prontas nas cinco dimensões essenciais: talento, estratégia, governança, dados e tecnologia. As maiores falhas estão na preparação tecnológica das empresas, com apenas 9% a possuir as capacidades necessárias de inteligência artificial, como estruturas de aprendizagem automática, algoritmos pré-construídos e computação dinâmica. Além disso, a precisão, os processos e a acessibilidade dos dados constituem desafios significativos, com apenas 10% a referir a facilidade de localização e acesso aos dados para projetos de IA. “Para se preparar para a inteligência artificial em toda a empresa e concretizar o potencial desta tecnologia, incluindo a IA generativa, é imperativo estabelecer uma base robusta e escalável. A nossa pesquisa e aprendizagem da nossa jornada de transformação digital de mostraram que a preparação dos dados, a plataforma de IA generativa corporativa com guardrails de IA responsáveis e a transformação de talentos relacionados com esta tecnologia são essenciais para acelerar e democratizar o desenvolvimento de IA”, declara Mohammed Rafee Tarafsar, Chief Technology Officer da Infosys, em comunicado. |