Líderes de marketing e produto sugerem a implementação de uma plataforma de informação centralizada para melhorar a eficácia e o sucesso do lançamento de produtos
Segundo um novo inquérito realizado a líderes de marketing e de gestão de produtos, 40% das decisões mais importantes são tomadas sem referência aos conhecimentos dos consumidores. Esta falta de atenção está a custar às organizações milhões em valor perdido anualmente. O relatório salienta como a inversão desta tendência pode ter impacto no topo. A maioria dos líderes de marketing (90%) considera que um acesso mais fácil aos conhecimentos de mercado iria aumentar a eficácia da publicidade, enquanto 89% dos líderes de produto acredita que poderia melhorar as taxas de sucesso no lançamento de produtos. De acordo com o inquérito, os líderes empresariais querem começar a aplicar os conhecimentos vindos do mercado a pelo menos 80% das decisões que tomam, um crescimento de 20% em relação à utilização atual. No entanto, a dispersão dos sistemas e formatos de dados continua a constituir um grande obstáculo. 49% dos executivos refere que demora muito tempo a encontrar e aceder a dados. Para superar esta situação, os inquiridos sugeriram a implementação de uma plataforma de informação centralizada como uma prioridade máxima. Quase 59% dos inquiridos que não utilizam o sistema de gestão do conhecimento regularmente apontaram problemas em encontrar e aceder a dados, em comparação com 36% dos que têm um sistema centralizado implementado. “O nosso inquérito mostra que os líderes de marketing e de produtos veem um vasto potencial de crescimento das receitas e de melhoria das margens ao eliminarem as barreiras tecnológicas ao acesso aos conhecimentos”, declara Dirk Wolf, CEO da Market Logic Software. |