Segundo a edição de 2016 do “Connected Enterprise Report”, da Dimension Data, a tecnologia não conseguiu melhorar o posicionamento competitivo das organizações globais
Este relatório oferece uma visão global do estado das estratégias de implementação da colaboração e destaca as tendências e as transformações nas empresas em todo o mundo. As conclusões são baseadas num estudo com 900 participantes de 15 países, que incluíram diretores de TI, diretores de informática (CIOs) e gestores de negócios que trabalham em organizações com mais de mil funcionários. Uma em cada cinco organizações entrevistadas não melhoraram a sua posição competitiva através da tecnologia de colaboração. No entanto, 87 por cento das organizações afirmaram que o uso da colaboração tecnológica melhorou o trabalho em equipa e que 88 por cento das empresas tinham acelerado a tomada de decisão. Joe Manuele, Group Executive – Communications na Dimension Data, afirma que, além de melhorar a produtividade e o trabalho em equipa do colaborador, a pesquisa indica que um número crescente das organizações recorrem à colaboração para gerar novas receitas e vendas. "Cerca de 14 por cento - o segundo maior número de entrevistados – assumem que o principal objetivo da sua estratégia de colaboração é melhorar as vendas. Por outro lado, uma em cada três organizações afirmou que o aumento das vendas era uma das três mais importantes formas de medir o sucesso dos seus projetos de colaboração". Por sua vez, Brian Riggs, Analista Principal - Serviços Empresariais da empresa que conduziu a pesquisa, a Ovum, aponta que "as empresas tiveram diferentes níveis de sucesso no que diz respeito às melhorias que o uso da colaboração tecnológica pretendia oferecer" e que "ficaram especializadas em melhorar o trabalho em equipa e a produtividade, em parte porque podem trabalhar diretamente com os colaboradores proporcionando uma nova forma de estar". No entanto, diz, "aproveitar a colaboração para melhorar a competitividade ou otimizar processos corporativos pode ser muito mais complicado pois envolve mudanças mais significativas na forma como a empresa concretiza os negócios bem como a sua função dentro do setor. Essas mudanças exigem tempo e esforço significativos para serem alcançadas." Um quarto das organizações entrevistadas referiram que o sucesso dos seus projetos de colaboração é medido com o resultado da implementação da tecnologia, e não apenas através do uso e adoção dentro da organização. Um em cada três departamentos de TI veem a mudança das comunicações unificadas e colaboração para a cloud como a tendência tecnológica mais importante que afeta a sua estratégia de colaboração. No entanto, atualmente menos de 25 por cento das organizações confiam em serviços de colaboração hospedados. Num terço das organizações a colaboração social corporativa é usada pela grande maioria dos colaboradores e cerca de metade de todas as empresas que foram entrevistadas disseram que acreditam que o uso da colaboração social aumente durante o próximo ano. |