Empresas de média dimensão apostam na IA para multiplicar retorno

Apesar do forte investimento na implementação de inteligência artificial, as empresas médias enfrentam desafios significativos em infraestrutura, gestão de dados e preparação da força de trabalho, segundo um relatório da Avanade

Empresas de média dimensão apostam na IA para multiplicar retorno

O novo relatório da Avanade salienta que as empresas de média dimensão, empresas com receitas de 500 milhões a cinco mil milhões de dólares, estão a implementar Inteligência Artificial (IA) com confiança, com a maioria a antecipar retornos até quatro vezes superiores em 12 meses.

No entanto, as lacunas na preparação da força de trabalho, na gestão de dados e nas infraestruturas tecnológicas são os principais obstáculos aos retornos sustentáveis. Para fazer face a estes desafios, a Avanade criou um conjunto de soluções para organizações de média dimensão projetadas para preencher as lacunas críticas que ocorrem da adoção de IA.

As principais conclusões retiradas do relatório Avanade "Trendlines: Relatório sobre o valor da IA 2025", baseadas nas respostas de 4.100 decisores empresariais e de IT, são que 53% dos líderes de IT planeiam aumentar os orçamentos para projetos de implementação de IA até 25%. Além disso, 85% estão preocupados com a perda de competitividade sem a adoção rápida de IA, tornando a implementação rápida uma prioridade. No entanto, quase metade das empresas ainda está na fase de caso de negócio (48%) ou de prova de conceito (44%), o que indica que ainda há muito trabalho de base para ser feito.

A tensão entre a redução de custos e as ambições de crescimento demonstra que a equação de valor da IA ainda está a ser elaborada. A produtividade com IA não se trata apenas de fazer as coisas mais rapidamente; trata-se de reimaginar o próprio trabalho. As pessoas são fundamentais para esta mudança, exigindo o alinhamento da força de trabalho, uma comunicação clara e os novos líderes devem repensar a forma como apoiam a colaboração, medem a produtividade e, em última análise, avaliam o valor que a IA traz às suas organizações”, declara Rodrigo Caserta, CEO da Avanade, em comunicado.

O relatório destaca as preocupações significativas em torno da infraestrutura tecnológica e a segurança dos dados. De forma a modernizar os sistemas herdados, 95% dos líderes estão a acelerar os seus planos. No entanto, 76% apontam que a baixa qualidade e gestão dos dados estão a impedir o progresso da IA. Para 94% das empresas a proteção de dados sensíveis é crítica, com 44% a planear novas plataformas e 41% está a definir novos padrões de governança. De forma a apoiar a expansão da IA, os orçamentos estão focados com dados e análise (27%), automatização (17%) e cibersegurança e resiliência (15%).

Para as empresas de média dimensão com objetivos ambiciosos de IA, é fundamental equilibrar a relação custo-benefício com a preparação da força de trabalho e uma base tecnológica sólida. O nosso novo conjunto de serviços foi desenvolvido para os ajudar a obter um retorno do investimento tangível e promover uma cultura de inovação e crescimento sustentável”, refere Jason Hunt, líder global de soluções para clientes da Avanade, igualmente em comunicado.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

IT INSIGHT Nº 53 Janeiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.