Empregadores destacam a soft skill mais importante

Os empregadores destacam competências como resiliência, adaptabilidade, comunicação e trabalho em equipa como fundamentais

Empregadores destacam a soft skill mais importante

Num momento em que o setor de IT enfrenta uma crescente procura por competências técnicas, impulsionada pelo avanço de tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial (IA) e a computação quântica, os desafios relacionados com a escassez de talento tecnológico qualificado estão a intensificar-se. No entanto, à medida que o ritmo da inovação aumenta, as empresas estão a reconhecer a importância de desenvolver competências humanas.

O estudo Global Insights da Experis, dedicado às Tendências do Mundo do Trabalho no Setor Tecnológico, destaca que as soft skills são consideradas fundamentais para lidar com a complexidade do mundo do trabalho, apesar da crescente necessidade de competências técnicas.

Embora a transformação digital esteja a expandir a importância de competências tecnológicas como machine learning, cloud ou cibersegurança, a era da IA está também a mostrar-nos como as soft skills são cada vez mais importantes, constituindo um elemento fundamental para reforçar a capacidade de criação de valor a partir do binómio máquinas-humanos. Conscientes desta realidade, vemos hoje como cada vez mais organizações estão a apoastar nas competências e potencial humano, mais do que nas credenciais e experiência passada, para construir pools de talento mais amplas, diversas e resilientes, reforçando assim o seu capital humano e seu potencial de crescimento futuro”, afirma Nuno Ferro, Brand Leader da Experis, em comunicado.

Segundo a Experis, as soft skills estão se tornando cada vez mais importantes, e é esse elemento humano que vai definir o futuro do trabalho. Competências como a capacidade de continuar aprendendo ao longo da vida profissional, comunicação, integridade, curiosidade e empatia estão ganhando importância crescente no mundo do trabalho. De acordo com o estudo, os empregadores do setor tecnológico destacam a integridade como a competência que mais relevância tem assumido, sendo mencionada por 78% dos utilizadores frequentes de IA.

Face ao contexto atual de rápida evolução e mudanças no ambiente de negócios, a resiliência e a adaptabilidade tornaram-se cada vez mais importantes para os trabalhadores. Segundo o estudo, essas competências estão entre as principais prioridades dos empregadores de TI, sendo valorizadas por 33% das empresas. A capacidade de comunicação e trabalho em equipa também são destacadas por 41% dos empregadores.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.