Os empregadores destacam competências como resiliência, adaptabilidade, comunicação e trabalho em equipa como fundamentais
Num momento em que o setor de IT enfrenta uma crescente procura por competências técnicas, impulsionada pelo avanço de tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial (IA) e a computação quântica, os desafios relacionados com a escassez de talento tecnológico qualificado estão a intensificar-se. No entanto, à medida que o ritmo da inovação aumenta, as empresas estão a reconhecer a importância de desenvolver competências humanas. O estudo Global Insights da Experis, dedicado às Tendências do Mundo do Trabalho no Setor Tecnológico, destaca que as soft skills são consideradas fundamentais para lidar com a complexidade do mundo do trabalho, apesar da crescente necessidade de competências técnicas. “Embora a transformação digital esteja a expandir a importância de competências tecnológicas como machine learning, cloud ou cibersegurança, a era da IA está também a mostrar-nos como as soft skills são cada vez mais importantes, constituindo um elemento fundamental para reforçar a capacidade de criação de valor a partir do binómio máquinas-humanos. Conscientes desta realidade, vemos hoje como cada vez mais organizações estão a apoastar nas competências e potencial humano, mais do que nas credenciais e experiência passada, para construir pools de talento mais amplas, diversas e resilientes, reforçando assim o seu capital humano e seu potencial de crescimento futuro”, afirma Nuno Ferro, Brand Leader da Experis, em comunicado. Segundo a Experis, as soft skills estão se tornando cada vez mais importantes, e é esse elemento humano que vai definir o futuro do trabalho. Competências como a capacidade de continuar aprendendo ao longo da vida profissional, comunicação, integridade, curiosidade e empatia estão ganhando importância crescente no mundo do trabalho. De acordo com o estudo, os empregadores do setor tecnológico destacam a integridade como a competência que mais relevância tem assumido, sendo mencionada por 78% dos utilizadores frequentes de IA. Face ao contexto atual de rápida evolução e mudanças no ambiente de negócios, a resiliência e a adaptabilidade tornaram-se cada vez mais importantes para os trabalhadores. Segundo o estudo, essas competências estão entre as principais prioridades dos empregadores de TI, sendo valorizadas por 33% das empresas. A capacidade de comunicação e trabalho em equipa também são destacadas por 41% dos empregadores. |