Como os líderes europeus devem impulsionar o crescimento em 2024

A Forrester apresenta orientações para os líderes europeus enfrentarem o cenário económico atual e potenciarem o crescimento dos seus negócios em 2024

Como os líderes europeus devem impulsionar o crescimento em 2024

O cenário económico e geopolítico atual é instável e, por isso, os líderes europeus precisam de planear e investir com astúcia para aproveitarem ao máximo as oportunidades. Desta forma, a Forrester criou os Guias de Planeamento 2024, onde fornecem orientações para os líderes de setores ligados à tecnologia, à experiência do cliente, ao digital, ao marketing e às vendas sobre as áreas em que deverão investir, abandonar ou experimentar para impulsionar o crescimento no próximo ano.

Muitos sinais indicativos para o planeamento do ano seguinte apontam em direções ambíguas ou contraditórios, explica a Forrester. Alguns destes fatores são o avanço lento da contra-ofensiva da Ucrânia, o crescimento de apenas 3,6% dos gastos tecnológicos na Europa em 2023, bem como o facto de o armazenamento europeu de gás natural, que se situa num nível tranquilizador de 89%, poderá sofrer um aumento dos custos devido à elevada procura.

Para além disto, os preços elevados, embora se espere uma diminuição da inflação de 6,7% este ano para 3,1% em 2024, segundo a União Europeia. “Se acrescentarmos a tudo isto o espectro de uma economia chinesa vacilante, é fácil cair vítima de um excesso de cautela ou mesmo de paralisia”, afirma Laura Koetzle, vice-presidente e Group Director na Forrester. “Isso seria um erro”.

Neste sentido, a Forrest recomenda um conjunto de ações que os líderes empresariais na Europa deverão considerar como prioritárias:

  • Diminuir a dependência de fornecedores de serviços digitais: em 2024, estima-se que os líderes europeus vão gastar uma média de 28% do orçamento digital nestes serviços. A Forrester recomenda a reavaliação dos fornecedores de serviços digitais e o valor que acrescentam às organizações, uma vez que, apesar de a terceirização atender às necessidades imediatas, desenvolver os conhecimentos internos pode ser o caminho para garantir a sobrevivência e competitividade empresarial.
  • Contratar um líder de operações de receita para impulsionar o crescimento: um profissional com esta função poderá criar um alinhamento mais rígido que confere mais valor ao cliente. Nas empresas que já têm funções de operações de vendas e marketing, é essencial fazer um esforço para aproveitar os recursos operacionais, melhorar a experiência do consumidor e gerar um crescimento previsível.
  • Utilizar TuringBots para criar software de maneira mais rápida, melhor e barata: esta tecnologia de Inteligência Artificial (IA) aumenta a produtividade das equipas no desenvolvimento de software de ponta a ponta, em áreas como codificação, testes e implantação. A Forrester recomenda aos líderes tecnológicos o investimento em TuringBots para construir um software personalizado e de maior qualidade para aumentar a produtividade e impulsionar o negócio.
Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.