A Forrester apresenta orientações para os líderes europeus enfrentarem o cenário económico atual e potenciarem o crescimento dos seus negócios em 2024
O cenário económico e geopolítico atual é instável e, por isso, os líderes europeus precisam de planear e investir com astúcia para aproveitarem ao máximo as oportunidades. Desta forma, a Forrester criou os Guias de Planeamento 2024, onde fornecem orientações para os líderes de setores ligados à tecnologia, à experiência do cliente, ao digital, ao marketing e às vendas sobre as áreas em que deverão investir, abandonar ou experimentar para impulsionar o crescimento no próximo ano. Muitos sinais indicativos para o planeamento do ano seguinte apontam em direções ambíguas ou contraditórios, explica a Forrester. Alguns destes fatores são o avanço lento da contra-ofensiva da Ucrânia, o crescimento de apenas 3,6% dos gastos tecnológicos na Europa em 2023, bem como o facto de o armazenamento europeu de gás natural, que se situa num nível tranquilizador de 89%, poderá sofrer um aumento dos custos devido à elevada procura. Para além disto, os preços elevados, embora se espere uma diminuição da inflação de 6,7% este ano para 3,1% em 2024, segundo a União Europeia. “Se acrescentarmos a tudo isto o espectro de uma economia chinesa vacilante, é fácil cair vítima de um excesso de cautela ou mesmo de paralisia”, afirma Laura Koetzle, vice-presidente e Group Director na Forrester. “Isso seria um erro”. Neste sentido, a Forrest recomenda um conjunto de ações que os líderes empresariais na Europa deverão considerar como prioritárias:
|