Como a IA está a reinventar a área de recursos humanos

A adoção de IA pelas empresas e o seu impacto significativo nos processos de recursos humanos foi o tema principal abordado na conferência TechPeople, organizada pela Inetum e pelo IIRH

Como a IA está a reinventar a área de recursos humanos

Com a implementação da Inteligência Artificial (IA), os processos tradicionais de recursos humanos estão a sofrer profundas mudanças no seio das organizações. Foi precisamente esta temática que esteve em destaque na primeira conferência TechPeople, organizada pela Inetum e pelo IIRH - Instituto de Informação em Recursos Humanos, que teve lugar durante o mês de novembro, no Sheraton, no Porto.

A adoção destas tecnologias emergentes está a marcar a realidade das empresas, nomeadamente a área de recursos humanos, sendo a IA uma ferramenta “crucial para enfrentar os desafios corporativos atuais”, sublinha a Inetum em comunicado. Estas tendências estão a tornar-se políticas internas, refere, e desenham a abordagem das organizações relativamente à gestão de talentos e recursos humanos dentro das suas operações.

“À medida que a transformação digital acelera, as empresas precisam de adotar abordagens cada vez mais ágeis e inovadoras para garantir uma gestão eficaz dos recursos humanos. A IA oferece ferramentas eficazes para prever tendências, otimizar a força de trabalho e capacitar o desenvolvimento das equipas”, afirma Jorge Nájera, Country Manager da Inetum Portugal.

Durante a conferência TechPeople, uma das principais tendências destacadas foi o recurso às tecnologias de IA na seleção de talentos, através de, por exemplo, ferramentas de análise de currículos que permitem a rápida identificação de competências e traços relevantes, o que, de acordo com a Inetum, torna os processos de recrutamento mais eficientes e precisos. Além disto, os sistemas de IA podem ser utilizados para a previsão de tendências de rotatividade de funcionários, o que permite às organizações adotar estratégias focadas em reter talento.

As tecnologias de IA, como chatbots e assistentes virtuais, têm também vindo a ganhar espaço na comunicação interna das empresas, permitindo a automatização de tarefas administrativas e tornando mais rápidas as respostas sobre políticas internas e benefícios corporativos.

Os sistemas de IA estão também a ser utilizados para o desenvolvimento de programas personalizados de formação e capacitação de colaboradores, destaca a Inetum. Estes são capazes de proceder à identificação das necessidades de formações com base nas que o colaborador já realizou, nas que foram realizadas pelos seus colegas ou nas que estão atualmente a ser mais procuradas pelo mercado, segundo a empresa.

Perante a rápida evolução das tecnologias de IA na área de recursos humanos, a Inetum considera que se verificará uma “transformação profunda no modo como as organizações operam internamente”. Ainda assim, adverte, é necessário assegurar o equilíbrio entre os benefícios proporcionados por estas ferramentas, como a eficiência trazida pela automatização de processos, e a “sensibilidade humana na tomada de decisões estratégicas”.

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