Apesar de o país asiático liderar em termos de uso de inteligência artificial generativa, os Estados Unidos da América lideram o mercado na implementação completa de IA generativa
De acordo com um estudo global recente realizado pelo SAS em parceria com a Coleman Parkes Research, a China encontra-se na liderança do uso de Inteligência Artificial (IA) generativa, já que os executivos chineses declaram que 83% das suas empresas usam este tipo de tecnologia. No entanto, as organizações dos Estados Unidos estão mais avançadas em termos de maturidade e implementação das tecnologias de IA generativa, com 24%, comparado com os 19% implementados na China. Num relatório de 2023, a McKinsey estimou que a inteligência artificial generativa pode gerar o equivalente a 2,6 biliões a 4,4 biliões de dólares anualmente em diversos casos de uso. Este impacto pode aumentar a influência geral da inteligência artificial entre os 15% e os 40%. Os resultados do estudo indicam que as diferentes regiões do mundo estão a implementar a IA generativa significativamente, mas em ritmos diferentes. “Com qualquer nova tecnologia, as organizações devem navegar por uma fase de descoberta, separando o hype da realidade, para entender a complexidade das implementações no mundo real dentro da empresa. Alcançamos esse momento com a IA generativa”, afirma Ricardo Galante, Principal Analytics & Artificial Intelligence Advisor do SAS, em comunicado. “À medida que deixamos para trás o ciclo de hype, o foco agora é implementar a inteligência artificial generativa de forma deliberada e entregar resultados empresariais consistentes e confiáveis”. Quando divididos os resultados em setores industriais, conclui-se que os bancos e as seguradoras encontram-se à frente em termos de implementação de IA generativa nas operações diárias de negócios em várias métricas. Segundo o estudo, o grande desafio que as empresas enfrentam para implementar a inteligência artificial generativa é a falta de uma estratégia clara, já que apenas 9% dos líderes inquiridos indicam estar familiarizados com a adoção desta tecnologia nas suas empresas. Além disto, apenas 25% dos líderes das empresas que já implementaram totalmente a IA generativa é que estão familiarizados com a estratégia de adoção da sua organização. |