China lidera uso de IA generativa, mas EUA lidera na implementação completa da tecnologia

Apesar de o país asiático liderar em termos de uso de inteligência artificial generativa, os Estados Unidos da América lideram o mercado na implementação completa de IA generativa

China lidera uso de IA generativa, mas EUA lidera na implementação completa da tecnologia

De acordo com um estudo global recente realizado pelo SAS em parceria com a Coleman Parkes Research, a China encontra-se na liderança do uso de Inteligência Artificial (IA) generativa, já que os executivos chineses declaram que 83% das suas empresas usam este tipo de tecnologia. No entanto, as organizações dos Estados Unidos estão mais avançadas em termos de maturidade e implementação das tecnologias de IA generativa, com 24%, comparado com os 19% implementados na China.

Num relatório de 2023, a McKinsey estimou que a inteligência artificial generativa pode gerar o equivalente a 2,6 biliões a 4,4 biliões de dólares anualmente em diversos casos de uso. Este impacto pode aumentar a influência geral da inteligência artificial entre os 15% e os 40%.

Os resultados do estudo indicam que as diferentes regiões do mundo estão a implementar a IA generativa significativamente, mas em ritmos diferentes.

Com qualquer nova tecnologia, as organizações devem navegar por uma fase de descoberta, separando o hype da realidade, para entender a complexidade das implementações no mundo real dentro da empresa. Alcançamos esse momento com a IA generativa”, afirma Ricardo Galante, Principal Analytics & Artificial Intelligence Advisor do SAS, em comunicado. “À medida que deixamos para trás o ciclo de hype, o foco agora é implementar a inteligência artificial generativa de forma deliberada e entregar resultados empresariais consistentes e confiáveis”.

Quando divididos os resultados em setores industriais, conclui-se que os bancos e as seguradoras encontram-se à frente em termos de implementação de IA generativa nas operações diárias de negócios em várias métricas.

Segundo o estudo, o grande desafio que as empresas enfrentam para implementar a inteligência artificial generativa é a falta de uma estratégia clara, já que apenas 9% dos líderes inquiridos indicam estar familiarizados com a adoção desta tecnologia nas suas empresas. Além disto, apenas 25% dos líderes das empresas que já implementaram totalmente a IA generativa é que estão familiarizados com a estratégia de adoção da sua organização.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.