Os CFO planeiam aumentar os orçamentos das áreas de vendas, IT e marketing em 2025, enquanto áreas como recursos humanos e jurídico podem enfrentar cortes
Os planos dos Chief Financial Officers (CFO) para aumentar os orçamentos de 2025 nas áreas de vendas, tecnologia de informação e marketing indicam um esforço contínuo para impulsionar o crescimento, segundo a Gartner. “Pelo segundo ano consecutivo, o crescimento é uma prioridade executiva importante, e as funções de vendas e IT corporativas são as mais propensas a ver aumentos de orçamento, com 66% e 58% dos CFO a planear aumentar os gastos em 4% ou mais nestas áreas, respetivamente, a fim de impulsionar o crescimento”, refere Randeep Rathindran, Distinguished VP, Research na Gartner Finance Practice. O inquérito realizado em outubro de 2024 a 300 CFO revelou que mais de metade (54%) dos executivos de finanças planeiam aumentos orçamentais para a função de marketing, com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, o envolvimento do cliente e o posicionamento competitivo. “Os orçamentos de marketing estavam entre os mais propensos a serem reduzidos quando a pandemia da COVID-19 chegou, e esta é a primeira vez desde esse período que este orçamento funcional está entre os três mais propensos a ver aumentos”, afirma Rathindran. Segundo a pesquisa da Gartner, os recursos humanos, o jurídico e a conformidade, bem como as finanças, são os departamentos mais propensos a ver alterações mínimas no orçamento, ou até mesmo cortes, com 18% e 16% dos CFO a planear reduções orçamentais nestas áreas. “Os orçamentos jurídicos reduzidos podem refletir uma escolha estratégica para simplificar os recursos internos ou utilizar advogados externos de forma mais eficiente”, declara Rathindran. “Os níveis de contratação reduzidos, e, portanto, a menor necessidade de recrutadores, explicam algumas das reduções orçamentais em RH”. |