Os CEO inquiridos para o estudo da Noesis e da IDC afirmam que o desafio mais importante em termos de qualidade é quantificar a experiência global dos clientes e o seu feedback
De acordo com o mais recente estudo da IDC e da Noesis, os CEO a nível mundial preveem que as receitas dos produtos digitais das suas empresas dupliquem nos próximos cinco anos. O estudo, com o objetivo de explorar o papel da qualidade nas diversas fases de desenvolvimento de software, destaca o papel do desenvolvimento realizado com recurso a inteligência artificial (IA), mais especificamente da IA generativa, com 38% das empresas a investir neste setor de desenvolvimento. Apesar deste investimento, a entrega de qualidade em grande escala está atrasada devido a um atraso nas entregas de software, já que os programadores ainda perdem dois terços do seu tempo de trabalho em tarefas manuais. “A IA já não é um conceito futurista, mas uma realidade atual que está a transformar o desenvolvimento de software. As organizações podem agora melhorar a forma como fornecem software e aplicações aos seus clientes adotando soluções baseadas em IA, automação ou low-code. Isto é apoiado pelos dados encontrados no recente InfoBrief da IDC, que encomendámos, que destaca como a IA e a automação estão a impulsionar a produtividade e a qualidade. Estas informações valiosas destacam o papel fundamental da qualidade em todas as fases do processo de entrega de software”, refere Eduardo Amaral, Quality Management, DevOps & Automation Global Director na Noesis. Os CEO inquiridos destacaram a quantificação da experiência do cliente e o feedback dos utilizadores como o desafio mais importante que enfrentam na área da qualidade de softwares. Em termos de inovação, 45% das empresas pretende mudar a sua abordagem para uma abordagem orientada para o valor até 2025 e, de forma a manterem-se competitivas, a solução passa pro adotar uma abordagem centrada na automatização das tarefas. |