CEO e CFO identificam IA como a tecnologia com mais impacto

O novo inquérito da Gartner revelou que 62% dos CFO e 58% dos CEO acreditam que a inteligência artificial terá um grande impacto nas suas indústrias nos próximos três anos

CEO e CFO identificam IA como a tecnologia com mais impacto

O inquérito da Gartner foi realizado entre julho e dezembro de 2023 a 247 CEO e CFO, com o propósito de recolher as opiniões dos líderes executivos sobre os problemas atuais dos negócios, tal como o impacto das tecnologias nas suas empresas. Mais de metade, tanto dos CEO como CFO, consideram que a Inteligência Artificial (IA) vai ser a tecnologia com mais impacto nas indústrias nos próximos anos.

De acordo com Alexander Bant, Chief of Research na Gartner Finance Practice, tanto os CFO como os CEO estão concentrados num crescimento rentável das empresas em primeiro lugar, com quase dois terços dos questionados a colocar este aspeto nas suas principais prioridades de negócio. Logo após esta prioridade, as mais importantes são a tecnologia e a força de trabalho, com um terço dos inquiridos a mencioná-las nas três principais prioridades.

Embora a IA tenha um potencial enorme para transformar as indústrias, três anos é curto período para o fazer. Os líderes executivos têm de gerir as suas expectativas e têm de estar concientes dos problemas organizacionais que poderão enfrentar”, afirma Bant.

Apesar de se manterem alinhados no crescimento como uma das suas prioridades de ambos os grupos, em relação à gestão dos custos os dois grupos divergem, com um aumento significativo no número de CFO que acreditam a gestão de custos é uma grande prioridade, enquanto os números de CEO não se alteraram.

Os líderes financeiros e executivos também se demonstram preocupados com as mudanças nos talentos das empresas, mencionando as crescentes expectativas de remuneração dos colaboradores e o desejo de flexibilidade a curto prazo e o impacto que a inteligência artificial pode ter a longo prazo.

Os dois grupos estão otimistas em relação ao potencial que a IA tem para aumentar a poupanças de custos e produtividade, no entanto há mais CFO do que CEO que estão preocupados com os desafios relacionados com o talento a curto prazo.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.