CEO acreditam que transformação digital é decisiva

Estudo revela que menos de um terço dos CEO acreditam que a sua preparação para as decisões tecnológicas é “muito elevada”

CEO acreditam que transformação digital é decisiva

As conclusões do estudo da KPMG Transforming the enterprise of the future” revelam o nível de importância da tecnologia como impulsionador da transformação nas empresas. 76% dos CEO acreditam que a IA generativa, as redes neuronais e os gémeos digitais irão aumentar significativamente a probabilidade de sucesso da transformação.

Embora os rápidos avanços tecnológicos continuem a impulsionar as agendas da transformação, apenas 29% dos CEO considera que a sua preparação de âmbito tecnológico é muito elevada, de acordo com o estudo da KPMG.

Vitor Ribeirinho, Senior Partner/CEO da KPMG Portugal, afirma em comunicado que “estamos num verdadeiro ponto de inflexão na revolução digital e na transformação das empresas. As organizações podem capitalizar este facto e criar maior valor para alcançar uma vantagem competitiva – incluindo as decisões sobre a forma como o digital e os dados são utilizados, e o impacto da gestão de riscos e da inovação de novos produtos ou serviços. A transformação é atualmente um progresso contínuo. Este estudo sublinha a importância da confiança na liderança e na utilização estratégica de parcerias, para navegar neste complexo panorama. As transformações empresariais são cada vez mais essenciais, à medida que a natureza da concorrência muda, sublinhando a necessidade de os líderes estabelecerem a confiança corporativa e criarem uma cultura organizacional ágil e resiliente. As empresas que integram eficazmente tecnologias avançadas e as complementam com literacia digital, aliada a uma liderança forte e um bom discernimento, estarão melhor posicionadas para prosperar”.

A tecnologia pode melhorar a eficiência das organizações, pode ajudar as empresas a criar fluxos de receitas, revelar conhecimentos competitivos e desbloquear a inovação. Mas a liderança, e não a tecnologia, definirá os melhores desempenhos nos próximos anos: nenhuma aplicação ou plataforma pode gerar valor a longo prazo sem visão, inspiração e motivação de um líder.

Apesar disso, as empresas estão a esforçar-se por acompanhar o ritmo destas rápidas transformações. Para a grande maioria das empresas, a transformação já não é episódica, é sim um estado de reinvenção e progresso contínuo. A maioria (88%) das empresas está a desenvolver dois ou mais programas de transformação, enquanto mais de metade (54%) está a executar três ou mais programas em simultâneo. E, aproximadamente 60% dos líderes corporativos, afirmam que a adoção de tecnologia avançada aumenta a probabilidade de sucesso dos processos de transformação.

Mas há desafios – o estudo revela os cinco principais obstáculos à transformação: a falta de recursos, de competências ou conhecimentos técnicos; a resistência à mudança por parte de vários stakeholders (colaboradores, parceiros, clientes, etc.); outros objetivos comerciais paralelos; a falta de fundos; e uma reduzida visibilidade sobre a justificação comercial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

IT INSIGHT Nº 52 Novembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.